DEM e PL oficializam apoio a Leitão para o Senado e Julio Campos como 1º suplente

Nilson Leitão vai à disputa para tentar derrotar Carlos Fávaro na eleição suplementar para a vaga no Senado.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), oficializou a aliança política com o Democratas (DEM) e o Partido Liberal (PL), para a eleição suplementar ao Senado, tendo como pré-candidato confirmado o ex-Deputado Federal Nilson Leitão e como 1º suplente, Julio Campos.

Atualmente, Mato Grosso tem como senadores Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PL), ambos apoiadores a candidatura de Leitão, além de Carlos Fávaro (PSD), que ocupa interinamente a cadeira que era da juíza aposentada, Selma Arruda, cassada pela Justiça Eleitoral.

Vale ressaltar que Wellington tem sua maior base eleitoral na região sul do estado, mais especificamente em Rondonópolis, e Jayme na baixada cuiabana. Neste sentido, como Nilson tem sua base na região norte, a intenção é eleger Leitão com votos em praticamente todo o Mato Grosso.

Jaime Campos discursando em evento de oficialização de aliança política – Foto: Edson Rodrigues

O ex-governador de Mato Grosso, Julio Campos, que era um dos nomes cogitados pelo DEM para disputar a cadeira no Senado, disse que abriu mão da disputa devido vários fatores, como problemas de saúde, dificuldade relacionada a pandemia do coronavírus, entre outras, e confirmou que deve ser o 1º suplente de Leitão. “Tenho certeza que com a liderança do Senador Jayme Campos, com a liderança do deputado Dilmar Dal’Bosco, e também o apoio indireto do nosso presidente da Assembleia a esse nosso projeto, Eduardo Botelho, nós estaremos consolidando a nossa aliança e possivelmente o meu nome será homologado para ser o 1º suplente”.

Essa aliança entre democratas e tucanos precisa ser aprovada pela convenção estadual do DEM, que deve acontecer entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Pré-candidato, Leitão agradeceu o recuo de Julio. “Você é muito maior do que a minha candidatura. É um privilégio enorme você ter aceitado, porque é um grande homem também e tem um conteúdo chamado humildade. Essa é uma demonstração sua de humildade sabendo que você tem capacidade e estava liderando as pesquisas no mês de março”.

Já o líder do governo na Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), que é de Sinop, mesmo município de Leitão, disse durante a coletiva que, um dos motivos para apoiar Leitão no pleito, é exatamente o fato de que o norte de Mato Grosso ainda não teve nenhum senador. “Com essa composição, o Nilson agora deixa de ser exclusivamente do norte, lógico tendo uma força muito grande, porque é residente em Sinop, eu sou líder do governo e resido em Sinop, mas agora nós estamos contemplando uma candidatura municipalista, como sempre o Senador Wellington Fagundes pregou isso, como sempre o Senador Jayme Campos pregou isso”.

Apoio de Senadores

O Senador Wellington Fagundes afirmou que “neste momento você (Leitão) está predestinado a ser nosso senador” e assegurou também que “tudo o que foi feito, foi feito de uma forma bastante tranquila, conversando muito e aqui estamos juntos nesse momento”.

Jayme Campos apontou que é “um momento histórico para a política mato-grossense”. O senador Democrata  assegurou a aprovação de Julio como suplente será levada ao diretório. “Estamos apoiando Nilson conscientemente”.

A oficialização ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, e que foi transmitida ao vivo pela página do PSDB Mato Grosso nas redes sociais.

Assista a coletiva:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2020DEMEleiçõeseleições 2020Nilson LeitãoPLPSDBSenado
Comentários (0)
Fazer Comentário