3 Dicas Para Evitar Que as Crianças Passem Muito Tempo em Frente às Telas

Veja Dicas Para Evitar Que as Crianças Passem Tempo em Excesso em Frente às Telas

Como pais podemos perceber a facilidade que os nossos filhos, os nativos digitais, possuem em lidar com as telas e tecnologias. No entanto, faz-se necessário a adoção de medidas que visem evitar que as crianças passem tempo em excesso em frente às telas.

Pois quando observamos ao nosso redor, é nítido que as telas estão cada vez mais presentes no cotidiano e na criação de nossos pequenos.

Vale ressalta que não há, necessariamente, nenhum problema com as telas, elas são parte do avanço tecnológico e hoje em dia são, muitas vezes, de grande importância em nosso dia a dia. Aliás, quando usadas de forma adequada, as telas podem ser benéficas para as crianças, e contribuir, inclusive, para o seu processo de aprendizagem e conhecimento sobre o mundo ao seu redor.

No entanto, como grande parte das coisas que integram o nosso dia a dia, a problemática em relação às telas está no excesso.

Isso mesmo!

O uso em excesso das telas pelas crianças pode trazer grande consequências ao seu processo de desenvolvimento e induzir os pequenos a um estilo de vida sedentário. Pois muitas vezes, devido à nossa frenética rotina diária, não notamos que as crianças estão passando tempo em excesso em frente às telas, e, por isso, faz-se necessário que criemos uma rotina para o uso das telas pelas crianças.

Note que, ao passar tempo em excesso em frente às telas, podendo ser a tela do celular, computador, tablet ou televisão, a criança está perdendo tempo em contato com o mundo ao seu redor, sendo este um fator que pode afetar seu desenvolvimento físico, cognitivo e social.

Assim, confira algumas dicas essenciais para evitarmos que os nossos pequenos passem tempo em excesso em frente às telas.

Como evitar que as crianças passem tempo em excesso em frente às telas

  1. Não torne o uso das telas em um hábito

Como pais, sabemos que existe uma variedade de situações que requerem a nossa atenção. Assim, é muito comum nos habituarmos a sempre deixar as crianças em frente às telas para solucionarmos e lidarmos com situações do nosso cotidiano, seja elas pessoas, familiares ou profissionais.

No entanto, esse é um dos principais fatores que fazem com que as crianças usem as telas em excesso em seu dia a dia. Assim, podemos incluir em nosso dia a dia outras opções para o entretenimento das crianças enquanto lidamos com nossas situações diárias.

Podemos, por exemplo, sugerir que a criança brinque com algum brinquedo ou faça desenhos, pois com atitudes simples podemos reduzir de forma significativa o tempo em que os pequenos passam em frente às telas.

  1. Incentive o brincar de forma ativa

Os pequenos adoram diversão Então incentivar brincadeiras ativas pode ser uma excelente forma de reduzir o tempo das crianças em frente às telas e ainda auxiliar os pequenos na prevenção ao sedentarismo. Tendo em vista que o sedentarismo é uma das principais consequências do uso exacerbado das telas.

  1. Incentive as crianças a descobrir o mundo ao seu redor

Apesar de ter excelentes conteúdos com os quais as crianças podem interagir em frente às telas, o incentivo ao contato com o mundo ao seu redor deve ser frequente no cotidiano das crianças.

Quando a criança explora e sente o mundo ao seu redor, ela faz importantes descobertas sobre o funcionamento das coisas e também sobre si próprio. Assim, é fundamental que evidenciemos para os pequenos a importância de estar em contato com o mundo ao seu redor, incentivando-os na busca por novos conhecimentos, aprendizados e experiências que contribuam para o seu processo de desenvolvimento, reduzindo, dessa forma, o uso excessivo das telas no dia a dia dos pequenos.

criançasDICASprocesso de desenvolvimentotelas