Crianças intolerantes à lactose são beneficiadas em Projeto de Lei

O fornecimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde e também poderá ser adotado pelas creches e escolas do município de Sinop.

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, na última segunda-feira (9), um projeto (P.L. 011/2020)no qual viabiliza a distribuição de leite sem lactose, de forma gratuita, para crianças com até três anos de idade, que são intolerantes a lactose. O projeto é de autoria do vereador Tony Lennon (MDB).

O fornecimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde e também poderá ser adotado pelas creches e escolas do município de Sinop, para que nenhuma criança que tenha necessidade, seja prejudicada.

A lei já está valendo e os pais podem solicitar o auxílio nos postos de saúde, com pedido médico. (Foto: Ilustração de Freepik)

Para que as crianças tenham acesso ao leite, é preciso que os pais ou responsáveis comprovem a necessidade do beneficiário com um pedido médico. O projeto, de acordo com o seu autor, teve parecer contrário na comissão de Justiça e Redação mas se tornou Lei Municipal.

Imagem meramente ilustrativa. (Foto: Reprodução)

Segundo o vereador Tony Lenon, já existe uma Lei Federal semelhante e agora, deve ser vigorado no município de Sinop.

“A partir de agora, o município agora terá um total de 48 horas pela Lei, para colocar realmente em funcionamento. O requerente, inclusive, deverá comprovar a necessidade através de um pedido médico, que poderá ser renovado e a cada seis meses a pessoa vai ter esse cadastro”, disse o vereador. E para concluir sua fala, à equipe de Jornalismo da 93 FM, ele disse.

“O mais importante é que agora, além dessa lei federal, ele (o projeto) se torna uma lei municipal. Ele tem que ser cumprido e o que eu espero é que a prefeita realmente cumpra, por parte do executivo, e que forneça pra todas as crianças que necessitam”, finalizou Tony Lenon.

Tony Lennon (MDB), vereador de Sinop, autor do Projeto de Lei Nº 011/2020. (Foto: Gilson Carlos)

Em entrevista à 93 FM, o secretário municipal de Saúde de Sinop, Dr. Cristian Barros, também avaliou a aprovação do projeto.

“Eu avalio de uma maneira muito positiva. As pessoas com intolerância à lactose, têm uma vida muito difícil, porque a lactose está presente na maior parte dos produtos hoje em dia comercializados. Com essa aprovação, essas pessoas poderão tomar esses produtos até dos derivados de leite sem poder ta sofrendo desses males, uma iniciativa fantástica”, destacou o secretário de Saúde.

Dr. Kristian Barros, médico e secretário municipal de Saúde de Sinop. (Foto: Divulgação)
beneficiadoscrianças intolerantes a lactoseinfantilintolerantes a lactoseleite para criançasLeite sem lactosePolíticaProjeto de LeisinopTony Lennon
Comentários (0)
Fazer Comentário