Conheça os efeitos da Diabete nos homens e como isso afeta sua Masculinidade

No Brasil, cerca de 7,8% dos homens tem diabete segundo dados do Ministério da Saúde, onde pode impactar diretamente na masculinidade e na vida sexual dos Brasileiros!!!

No mundo, o diabetes ainda é um pouco mais frequente nos homens, totalizando 215,2 milhões de casos (aproximadamente 6% da população mundial), mas no Brasil as mulheres seguem na contramão e já são a maioria. A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada neste ano pelo Ministério da Saúde, revela que 9,9% das mulheres brasileiras têm diabetes, enquanto que nos homens a prevalência é de 7,8%.

Cuidar da vida sexual masculina é também uma maneira de cuidar da sua saúde, afinal, podemos afirmar que sexo é importante para a nossa qualidade de vida. Muitas doenças crônicas podem influenciar na performance sexual do homem em diversos aspectos e a diabetes, uma conhecida condição muito comum em homens adultos, é uma delas – e talvez a mais importante.

Sintomas tradicionais da diabetes

A diabetes é uma doença de sintomas muito tradicionais e que boa parte da população conhece bem. Altos níveis de glicose no sangue, que geralmente levam a sintomas como sudorese excessiva, agitação, aumento da sede, sensação de cansaço, formigamento dos pés e das mãos e outros, que são consequência dessa alteração na glicemia.

Entretanto, alguns sintomas da diabetes não são percebidos de maneira tão simples assim. A elevação de glicose no sangue pode dificultar a circulação corporal, prejudicando a irrigação de vários tecidos e órgãos corporais: como o pênis.

A impotência é o principal sintoma da diabetes na vida sexual masculina

Exatamente por conta dessas alterações na circulação sanguínea é que o principal sintoma da diabetes na vida sexual masculina é a impotência – e logo a doença sexual mais temida por boa parte dos homens.

O motivo da manifestação da impotência é muito simples: como o pênis necessita de um alto volume de sangue para realizar a ereção, quando essa circulação é dificultada em vasos menores, por causa do excesso de açúcar, é natural que a irrigação nessa região seja prejudicada. Exatamente por isso é que homens com queixas frequentes de quadros de impotência devem passar por um exame que possibilite diagnosticar a diabetes.

O desânimo, o stress e a falta de condicionamento também podem ser consequências

Outro sintoma comum do diabetes na vida sexual masculina é a sensação de desânimo, estresse e falta de condicionamento físico observada nesses pacientes. Como as restrições na alimentação e a necessidade de se atentar aos níveis de glicose no sangue são rotinas frequentes de quem enfrenta a diabetes, elas podem afetar significativamente o lado emocional dos pacientes.

Com a autoconfiança em baixa, é natural que sintomas de estresse, desânimo e a queda do condicionamento físico se manifestem nesse indivíduo, prejudicando a sua vida sexual de maneira importante.

Problemas de sensibilidade peniana

Outro sintoma muito comum da diabetes na vida sexual masculina são os problemas relacionados com a sensibilidade peniana. Exatamente porque a glicose é um composto que consegue afetar o funcionamento de vários sistemas corporais quando em níveis elevados, ela também é a responsável por prejudicar a resposta à estímulos nervosos que acontecem em várias partes do corpo – inclusive no pênis.

Por isso, homens com diabetes podem vivenciar dificuldades com a sensibilidade na região do pênis, situação que claramente diminui seu prazer sexual e afeta significativamente sua qualidade de vida.

Para tratar a diabetes e evitar que ela afete a vida sexual masculina, é importante buscar auxílio médico clínico e também especialistas sexuais. Você acredita estar vivenciando sintomas dessa doença na sua prática sexual? Tire suas dúvidas com a gente!

 

Para ter mais informações acompanhe o Programa Viva com Saúde toda terça e quinta-feira no Portal 93, no rádio e nas redes sociais. Um programa focado em levar informações para melhoria da sua saúde. Patrocínio: Laboratório Bioclínico. A saúde ao seu alcance.

Leia Também – 

Acompanhe essas e outras Notícias no Jornal Integração

câncer de próstataDiabeteDiagnóstico Precoce Câncer de PróstataHITS PRIME FMLaboratório Bioclíniconovembro azul