Como o preconceito influencia no diagnóstico precoce ao Câncer de Próstata?

Sendo um dos maiores fatores que indicam as diminuições de diagnósticos precoce de Câncer de Próstata, o preconceito é um obstáculo para diminuir os índices da doença!!!

Com a chegada do Novembro Azul, diversas campanhas são iniciadas para quebrar o preconceito existente em relação ao exame de toque.  Conhecida internacionalmente como Movember, foi iniciada em 2003, na Austrália, por meio da iniciativa de um grupo de amigos que deixou o bigode crescer com o intuito de chamar a atenção para o câncer de próstata, além de outras doenças comuns em homens.

Durante todo o mês, diversas entidades ao redor do mundo realizam ações com o objetivo de conscientizar a população e garantir o diagnóstico precoce da doença, bem como tentar diminuir o preconceito em relação ao método. O movimento chegou ao Brasil em 2008, a partir da iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
Entretanto, mesmo com o crescimento da campanha, o maior desafio continua sendo vencer o preconceito em relação ao exame de toque.

Câncer de Próstata em Números

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata – um dos mais frequentes entre homens – é responsável por cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil.
E, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é um dos três tipos que mais atingem brasileiros.  Estima-se que 1 a cada 6 homens pode ter câncer de próstata. Mas, assim como o câncer de mama, que também possui sua própria campanha de conscientização (Outubro Rosa), o câncer de próstata tem chance de cura quando diagnosticado mais cedo. E as chances são grandes: cerca de 9 em cada 10 casos.

Quais são os sinais?

Em alguns casos, o paciente pode sentir dor e necessidade constante de urinar. Na fase avançada, o câncer pode provocar dor nos ossos, infecção generalizada e até mesmo insuficiência renal.
Mas é aí que está o problema: na maioria dos casos, esse tipo de câncer não apresenta sintomas inicialmente. Por isso a prevenção é tão importante!

Como prevenir?

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobre em gorduras, especialmente de origem animal, pode ajudar a evitar o surgimento da doença. Atividades físicas, controle do peso corporal, diminuição do consumo de álcool e o abandono do hábito de fumar também são recomendados.
A melhor maneira de evitar que o câncer evolua, é quebrando o preconceito e indo fazer o exame de toque retal e o exame de sangue PSA, garantindo assim o diagnóstico precoce.

Vencendo o preconceito

No caso do câncer de próstata, a idade é um fator de risco. Portanto, homens a partir de 45 anos devem realizar os exames anualmente. Porém, aqueles com histórico de casos na família devem procurar o urologista ainda antes.
Infelizmente, o preconceito ainda é o maior fator de dificuldade, que muitas vezes impede o diagnóstico a tempo. É importante não se esconder atrás dele.
Consulte um urologista, previna-se e ajude a combater essa doença!

 

Para ter mais informações acompanhe o Programa Viva com Saúde toda terça e quinta-feira no Portal 93, no rádio e nas redes sociais. Um programa focado em levar informações para melhoria da sua saúde. Patrocínio: Laboratório Bioclínico. A saúde ao seu alcance.

 

Leia Também – 

Acompanhe essas e outras Notícias no Jornal Integração

câncer de próstataExame de ToqueHITS PRIME FMLaboratório BioclínicoMato Grossonovembro azulSinop MT