Cliente registra boletim após sofrer preconceito em loja

A vítima relata que não teria sido atendida com a atenção devida, e que um vendedor acabou oferecendo outra motocicleta para ele, dizendo que a do seu interesse não estaria a venda.

Um homem de 26 anos foi até a Delegacia de Polícia Judiciária Civil nesta quinta-feira (7), para registrar um B.O. Segundo o mesmo, ele teria sido vítima de preconceito, em uma determinada loja de revenda de automóveis.

O fato teria ocorrido na quarta-feira, quando o rapaz foi até uma revenda para olhar uma motocicleta que estava interessado em comprar. A vítima relata que não teria sido atendida com a atenção devida, e que um vendedor acabou oferecendo outra motocicleta para ele, dizendo que a do seu interesse não estaria a venda.

Em seguida, chegou um casal ‘bem vestido’ segundo o denunciante, onde teriam tidos preferência no atendimento. Após o vendedor, supostamente, virar as costas para o interessado na motocicleta, ele sentiu-se discriminado pelo vendedor, pois a situação o causou constrangimento.

Saiba a diferença entre Racismo, Preconceito e Discriminação

O preconceito é identificado em uma opinião preconcebida a respeito de uma pessoa ou um determinado grupo ou classe social, sem quaisquer informações, razão ou até mesmo conhecer a pessoa ou o grupo.

Racismo é uma palavra em que é possível definir a crença, por parte de algumas pessoas ou grupo, de que supostamente existiria uma raça melhor que as demais. No Brasil, há muitos casos de racismo que ficaram conhecidos como: O garoto expulso de uma loja de automóveis no Rio de Janeiro (2013); Caso do Goleiro Aranha que foi chamado de macaco; entre outros casos.

Já a palavra discriminação refere-se ao ato de praticar o racismo, tendo como base o preconceito sobre alguém. Discriminar uma pessoa por ter um pensamento diferente ou ser, aparentemente, diferente do causador do ato.

Essa ação de discriminação pode ser identificada também em um caso parecido com o da reportagem acima, quando uma pessoa recebe um tratamento injusto apenas por pertencer a um grupo diferente.

Você pode conferir mais detalhes da Lei que define os crimes resultantes da discriminação e racismo, clicando aqui.

Veja essa e outras notícias na transmissão do programa Jornal da 93 FM:

discriminaçãoPolíciapreconceitoracismo
Comentários (0)
Fazer Comentário