VÍDEO: Cidadão é expulso após confusão com Presidente do legislativo de Sinop

As discussões que antes permaneciam nas 15 cadeiras do legislativo, acabou chegando até a plateia, gerando expulsão de um homem, que revela as motivações com exclusividade ao Portal 93.

A 33º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, foi palco de tensões nesta segunda-feira (27). A casa do povo se tornou assunto, logo após um cidadão ser expulso da sessão pelas manifestações, devido ao Projeto de Lei Nº049 da Vereadora Graciele (PT).

O que resultou na expulsão de um munícipe, foi uma discussão com o Presidente da Câmara Élbio Volkweis, na qual foi registrada o momento de tensão fora das tribunas, nas cadeiras do legislativo.

Durante a votação dos pareceres das comissões, populares favoráveis e contrários ao projeto se manifestavam, conforme seu posicionamento. Os favoráveis ao projeto vaiavam a reprovação das comissões, e os contrários aplaudiam aquele acontecimento.

Naquele momento acalorado de manifestações,  enquanto o Vereador Celsinho do Sopão utilizava a fala, o presidente da Câmara Élbio Volkweis, conteve os ânimos da plateia presente, dizendo: ” O gente, faz favor. Tabom Seu Marcos”, citando o nome do cidadão.

Logo após, Élbio passou a condução da Sessão ao vereador Paulinho Abreu, e se dirigiu até a plateia do legislativo, momento que aconteceu a confusão. Nas gravações disponíveis no youtube da Câmara Municipal, dá para ver apenas a saída do cidadão da casa do legislativo. Já em outras imagens, é visto o momento de discussão entre os dois.

O vice-presidente interrompe o vereador Celsinho, para fazer a expulsão do cidadão onde diz: “Só um pouquinho vereador, só um minuto. Eu gostaria que o servidores da casa, retirassem esse cidadão que esta causando tumulto por favor. A sessão esta suspensa até que se retire.”

Depois de seis segundos do pedido, Paulinho pede desculpa ao vereador que estava utilizando a tribuna, onde esperava que Marcos se retirasse da sessão. Nas imagens, é possível ver o cidadão dizendo algumas palavras direcionadas ao vice-presidente, porém em nenhuma das gravações colhidas pelo departamento, não foi possível identificar o que o homem havia dito.

Paulinho se direciona a Marcos no momento da expulsão, e informa que o mesmo deve fazer uma solicitação fora da casa, não podendo se manifestar agora.

(FOTO: Reprodução)

Lado de Marcos – o cidadão expulso.

Conversando com a nossa equipe, o cidadão identificado como Marcos relatou a sua parte do fato contando o que aconteceu, dando a sua versão. O popular expulso, acusou o presidente Élbio de ser autoritário.

O presidente da Câmara, o Élbio ele é muito autoritário, e ele é autoritário geralmente de um lado. O lado que é da direita dos conservadores, das pessoas que tem uma posição pela família lá dentro. Até uma vez ele disse que não queria conversa com a gente, porque éramos radicais de igreja. Então eu não sei aonde que ele entendeu, que a gente poderia ser radicais de igreja, porque radical eu acho e aquele que briga, pega uma arma, e tenta agredir uma pessoa.”

O cidadão relatou um acontecimento em outra sessão,  também relacionados a manifestações.

“Vou falar outro fato que aconteceu anteriormente, quando teve a Professora da UFMT agredindo a população de Sinop, os pioneiros, aquelas mulheres falando, que as mulheres não sabem nem cuidar dos filhos e fazer arroz, ele durante a fala de um vereador que defendeu a população de Sinop, nós da direita aplaudimos esse vereador e as pessoas de Sinop e pioneiros que estavam lá aplaudiram a fala do vereador, enquanto a esquerda vaiava alto.”

“Ele mandou que a gente parasse de aplaudir o vereador, que defendeu Sinop e a população e nós paramos de aplaudir, porque não entendemos na hora,  até porque aplaudir é permitido no regimento interno da câmara é totalmente permitido este tipo de manifestação. O que ele fez? deixou o outro lado vaiando o vereador, ai eu já percebi que tinha uma certa maldade na atuação deste homem.”

Sobre o acontecido mais recente desta sessão, o popular conta que se dirigiu até ele de forma grosseira e mal educada.

“No momento que nós aplaudimos a reprovação do projeto a esquerda começou a vaiar bem alto e falar algumas palavras alto, ele olhou para esquerda e falou “Chega”, olhou para a direita, onde estávamos batendo palmas e ele mandando a gente para de bater palma. Eu fiz um sinal para ele de que estava batendo palma, e ele fez um sinal de que não é permitido bater palma, onde ele diz “Tabom Seu Marcos”. 

“No final da sessão ele sentou no meio das pessoas para verificar algumas fotos, e eu acabei indo lá e dizendo: ‘ O Élbio a gente estava batendo palma, é a segunda vez que a gente vai bater palma, e você manda a gente parar de bater palma. Ele olhou para mim e disse ‘Eu que mando aqui’, de uma maneira grosseira e mal educada.”

“Logo em seguida eu disse a ele, que ele não mandava aqui e sim o regimento, então como permite, então ele não pode agir assim. Ele disse para mim ‘Não interessa, se eu mandei vocês ficar quieto, é para vocês ficar quieto e acabou'” pontuou o Popular.

Marcos informou que retrucou o presidente questionando a sua atitude autoritária, onde iniciou a discussão sobre o assunto. O popular informou que Élbio,  disse que iria mandar a Policia para prende-lo e retirar ele daquele local,  onde marcos acabou sinalizando  ao parlamentar que poderia prender ,” pois a população de Sinop vai saber a motivação de estar sendo preso, devido ao seu autoritarismo e sua forma truculenta de agir como presidente da câmara.” 

Marcos informou que decidiu se retirar porque achava uma falta de respeito, colocar os servidores da câmara naquela situação, e que antes de sair confessou a nossa equipe as suas palavras ditas, as 15 cadeiras do legislativo. O cidadão disse:

“O povo esta sendo proibido de bater palma na casa do povo, onde é feito em um horário onde tira a população de Sinop, onde tira o poder de assistir e cobrar qualquer coisa, porque é feito em comercial, e agora não podemos bater palma” Finalizou Marcos

(FOTO: Reprodução)

O Lado parlamentar

A nossa equipe entrou em contato com o Vice -presidente Paulinho Abreu, que nos informou dos procedimentos realizados, enquanto assumia a presidência da casa.

“Ocorre que houveram várias manifestações durante a sessão de aplausos, e isso é permitido a gente entende. Porém, quando um momento em que o grupo começou a aplaudir após uma votação de uma matéria, e o outro a vaiar, o presidente pediu para que as pessoas pudessem se conter. Entendo que tem todas as manifestações tem que parar, uma esta levando a outra e ali não é um estádio de futebol , até porque o regimento dá atribuição ao presidente em manter a ordem.

“E no grande expediente, momento em que o presidente se ausentou eu assumi a presidência, o vereador Celsinho do Sopão estava falando, e teve uma discussão de um cidadão com um parlamentar, na qual eu acho inadmissível durante a sessão, um cidadão alterar a voz, gritar igual foi feito lá, onde imediatamente pedi para o vereador aguardar a fala dele, e pedi para que o cidadão se retirassem , onde a sessão estava paralisada até que seja retirado.”

Paulinho finaliza dizendo que não houve nenhuma arbitrariedade, nas ações cometidas pela casa na 33º sessão.

Então não foi nenhuma arbitrariedade, nem quando o presidente pediu a ordem, e nem quando eu solicitei que o cidadão fosse retirado para manter a ordem na sessão até porque, além de ele estar “Batendo Boca” com um vereador, tinha outro vereador falando no momento. Prezamos pela democracia e também prezamos pela ordem no plenário”

O departamento de Jornalismo esta de portas abertas para receber ambos os posicionamentos, com o intuito de elucidar todos os fatos, levando a verdade para a sociedade Sinopense.

Confira as imagens da expulsão do cidadão, da Câmara Municipal de Sinop nesta segunda.

 

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Câmara Municipal de Vereadores de SinopLegislativo de Sinopsinop