Chester ou Frango? Aprenda a fazer um delicioso jantar para o Natal

Uma receita de caráter que agrada à grande parte da população e pode ser consumida por boa parte das dietas.

A carne bovina apresentou aumento em seu valor de mercado para os consumidores nos últimos meses e, de acordo com o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o consumidor deve continuar pagando mais pelo produto.

“o próprio governo já se pronunciou dizendo que o preço estava defasado e, mesmo com uma eventual queda nas exportações à China, o preço da carne não deverá baixar.”, disse o presidente.

Mas apesar da alta nos preços da carne, muitos brasileiros não deixarão de consumir o produto, pois há uma expectativa de aumento das vendas de produtos que contenham a proteína. Peixes frescos (15%), bacalhau (14,2%) pernil (13,7%), frango (13,4%), carne bovina (12,9%), chester (12,8%), lombo (11,9%) e tender (11,3%). (Dados Agência Brasil)

Outra proteína que agrada muito aos brasileiros e que pode ser saboreada de diferentes maneiras de preparo é o frango. Veja abaixo, uma receita de caráter que agrada à grande parte da população e pode ser consumida por boa parte das dietas.

Pode-se usar o frango inteiro também, porém o tempo no forno será menor, entre 1:40 h e 2:20, já o chester demorará 3:30.

 

Ingredientes

  • 1 chester de 4 a 5 kg
  • Marinada – deixar o chester marinando por pelo menos 10h
  • 1 cebola média cortada em 4 pedaços
  • 3 dentes de alho descascados
  • 100 g. de manteiga derretida
  • 1 ½ xícara de suco de laranja
  • ½ xícara de vinho branco seco (opcional)
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de café de pimenta do reino branco em pó
  • 3 ramos de salsinha bem picadinhos
  • 1 colher de sopa de alecrim fresco

 

Modo de Preparo

Descongele o chester por completo um dia antes do preparo. Lave-o por dentro e por fora e seque no papel toalha. Amarre suas coxas com um barbante e prenda suas asas com um palito de dente para ficarem juntas do corpo ao assar.

MARINADA: Bata no liquidificador todo os ingredientes da marinada (exceto as ervas aromáticas) até formar um caldo.

Coloque o chester dentro de um saco plástico próprio para alimentos e coloque aí a marinada pode ser usada uma bacia, porém deve-se virar o chester a cada hora para q toda a superfície fique em contato com a marinada,  faça o mesmo caso utilize o saco de alimentos.

Acrescente as ervas aromáticas também. Deixe a ave descansar na marinada por 10 horas (aproximadamente) na geladeira e 1 hora fora da geladeira, antes de assar.

ASSADO: Preaqueça o forno à 200°C por 30 minutos antes de assar o chester. Então, tire a ave do saco plástico e coloque-o numa assadeira apropriada junto com metade do caldo da marinada. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno à 180°C.

A cada 30 minutos, retire o chester do forno e regue-o por completo com a gordura do fundo da assadeira e com o restante do caldo da marinada. Repita este processo sempre. Assim, você estará hidratando sua carne constantemente.

Deixe assar por cerca de 2 horas e retire então o papel alumínio da assadeira e deixe mais 1 hora no forno para dourar. Depois de dourado, desligue o forno, volte a cobrir a assadeira com o alumínio, devolva ao forno e espere mais 5 minutos antes de levá-lo à mesa.

DICA: Se quiser uma carne bem suculenta, pode começar assando o chester com o peito para baixo, mas fique atenta para virá-lo após 1 hora de cozimento. Se for recheá-lo com farofa, coloque-a quando ele estiver para dourar. (Com contribuição de Renato)

ceiachesterECONOMIAfrangoJantarnatal