CAOPA levará a culinária uruguaia para o Celebra 2019

O Celebra Sinop 2019 se aproxima e já movimenta as 14 entidades que irão trabalhar em barracas com culinária temática, montadas no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Entre elas está o Centro de Acolhimento e Proteção ao Adolescente de Sinop (Caopa), que trará para a Festa das Nações os sabores da comida uruguaia.

A presidente da CAOPA, Tamaris Vincenzi, acredita que o resgate desta festa trás grandes benefícios para o fomento da economia do município, do entretenimento, mas, principalmente, beneficia as entidades assistenciais que desenvolvem trabalhos em Sinop. “Para o Caopa, o Celebra é de suma importância para a captação de recursos. A instituição participa do evento há alguns anos, na praça de alimentação, com comidas típicas e isso é bem legal porque todo o lucro desses dias de festas retorna para investimentos aqui dentro da instituição. Infelizmente, gestões anteriores deixaram se perder muita coisa que era do nosso calendário e, isso que a prefeita Rosana Martinelli fez, de resgatar essa festa, é muito importante”, frisa.

O Caopa é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos com, aproximadamente, 100 adolescentes, em contra-turno escolar. Esses jovens se enquadram dentro de uma zona de vulnerabilidade, por conta de conflitos familiares e sociais.

Também terão barracas montadas na praça de alimentação o Centro Social Menino Jesus (Orfanato Menino Jesus) com a culinária alemã, a Acoas, com comida americana; Rotary, com pratos do Brasil; Lions, com menu da Itália; Centro Espírita, comida da China, OMES, com comida mexicana; Ondas, com pratos da França, Cáritas Diocesana de Sinop, comida de Portugal, Pastoral da Criança, culinária russa; Moto Clube Insanos com a barraca do Chopp; e, a Apae, comida cubana.

O Celebra Sinop será entre os dias 12 e 15 de setembro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, agregando cultura, festival de música, Festa das Nações, feira de artesanato, dois shows nacionais – um com o Padre Antônio Maria e o outro com o cantor gospel Israel Salazer –, noite cultural, Musicanto, competição nacional de motocross freestyle, entre outros, marcando as festividades de comemoração dos 40 anos de emancipação política e os 45 de fundação da cidade. (Com assessoria)