Câncer de Mama e os diabetes; Qual a sua relação ?

Segundos estudos realizados por pesquisadores, pessoas com diabetes ou pré-diabetes tem riscos maiores de desenvolver o câncer de mama. Acesse e saiba por quê!!!

Câncer e diabetes são doenças frequentes e com impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes. Algumas pesquisas já tem mostrado que pessoas com diabetes ou pré-diabetes têm riscos maiores de desenvolver o câncer de mama.

Segundo estes estudos, há uma associação entre diabetes e o desenvolvimento de câncer, mais especificamente quando se trata da diabetes mellitus tipo 2, onde esta correlação é ainda maior.  O risco de câncer aumenta 15% entre pré-diabéticos, para 22%, quando é ainda considerado fatores como o sobrepeso ou obesidade, sedentarismo e má alimentação nesta equação.

Todos os anos, o mês de Outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama, tipo de tumor maligno que mais afeta as mulheres em todo o mundo.

Mas, qual a relação dessa doença com o diabetes?

Uma pesquisa recente revelou que 16% das mulheres que convivem com o câncer de mama também possuem diabetes tipo 2. O vínculo entre as duas doenças pode estar ligada diretamente ao excesso de peso e também à idade elevada. Outro motivo é a resistência das células à insulina. Esse hormônio tem receptores no tecido dos seios e, por conta do diabetes, pode gerar um crescimento descontrolado.

Além disso, essa condição também dificulta a produção de estrogênio e androgênio, que alteram significativamente os níveis da SHBG (do inglês sex hormone-binding globulin), proteína responsável por fazer a ligação entre os dois hormônios. Como esse tumor em específico é submisso a esses hormônios, o diabetes tem o poder de elevar o risco de desenvolvimento do câncer nos seios.

Mas, por falta de estudos aprofundados sobre essas duas patologias, não podemos falar ao certo se o diabetes realmente aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama.

Vale ressaltar que essa pesquisa foi realizada com mulheres que têm o tipo 2 da condição e/ou gestacional, pois são os dois casos em que o organismo cria resistência à insulina.

Pessoas que convivem com o diabetes devem ficar em alerta e realizar mamografia ao menos uma vez ao ano após completar 40 anos de idade. Dessa forma, é possível detectar a doença ainda no princípio e tratá-la da melhor forma possível.

Por isso, não deixe de consultar o seu médico periodicamente e realizar exames de prevenção contra o câncer de mama. Tendo diabetes ou não, o importante é cuidar da sua saúde para levar uma vida mais tranquila.

 

Para ter mais informações acompanhe o Programa Viva com Saúde toda terça e quinta-feira no Portal 93, no rádio e nas redes sociais. Um programa focado em levar informações para melhoria da sua saúde. Patrocínio: Laboratório Bioclínico. A saúde ao seu alcance.

 

(Com Portal Clube da Diabete)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

câncer de mamaDiabeteHITS PRIME FMLaboratório Bioclínicooutubro rosa