Caminhada Passos que Salvam acontece no próximo domingo

No kit, estão inclusos um boné, uma camiseta e uma sacolinha, tem um valor simbólico de R$ 35,00.

Acontece no próximo domingo (24), a Caminhada Passos que Salvam, em todo o Brasil. É uma ação desenvolvida pelo Hospital de Amor, de Barretos, com o objetivo de prevenir e esclarecer dúvidas sobre o câncer infanto-juvenil, além de arrecadar fundos para o Hospital.

Várias cidades do país participam da campanha, e Sinop também fará parte desse evento. A campanha é lançada em cada cidade através dos meios de comunicação, muitas vezes estimuladas por clubes de serviços e pessoas com objetivo social. Em Sinop, a Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (AVIP) é responsável por organizar a caminhada.

Diversos kits já foram vendidos, e o dinheiro arrecadado vai direto para o Hospital de Amor. No kit, estão inclusos um boné, uma camiseta e uma sacolinha, tem um valor simbólico de R$ 35,00. Ainda existem alguns kits para vender, quem tiver interesse, pode entrar em contato com a AVIP ou procurar algum dos laboratórios ou Hospital, para ajudar as crianças em tratamento de câncer no Hospital.

Segundo a Dra. Anna Letícia Yanai, organizadora da Caminhada Passos que Salvam em Sinop, além de arrecadar fundos a importância do evento é para alertar os pais sobre os sintomas do câncer infanto-juvenil

“Para poder alertar os pais, os professores, toda a comunidade sobre os sinais e sintomas do câncer na criança e no adolescente, então nós saímos numa caminhada falando sobre os sinais e sintomas e para lembrar que as crianças precisam ir ao médico para diagnosticar a doença precocemente”, disse a médica especialista em prevenção ao Câncer.

Dra. Anna Letícia Yanai, organizadora da Caminhada Passos Que Salvam. (Foto: Rômalo Bessa / 93 FM)

A caminhada ocorre na Avenida dos Tarumãs / esquina com a Av. das Itaúbas, a partir das 07h30, no próximo domingo (24/11). Ainda de acordo com a Dra. Anna Letícia, a prevenção na criança é feita diferentemente da prevenção dos adultos

“Diferente dos adultos, a gente faz prevenção em adulto dizendo faça mamografia, preventivo de câncer de próstata… na criança não tem como fazer prevenção, a prevenção é conhecer os sinais e sintomas” e para finalizar a médica ainda fala que os sintomas são muito parecidos com de doenças comuns, e por isso a criança precisa ser observada

“Então a febre, aquela febre que não passa, ela precisa ser observada com cuidado, aparecimento de tumorações ou aumento de volume na barriga ou nas pernas, crianças que ficam muito pálidas e não querem brincar, dor de cabeça, então a gente (sic) precisa ficar alerta e levar a criança para consultar.”

Alunas de Medicina da UFMT em Sinop, participando da Caminhada Passos que Salvam – edição 2018. (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja a matéria publicada pela equipe de Jornalismo da Rádio 93 FM, sobre o Caminhão que atenderá Sinop como Unidade Móvel do Hospital de Amor.

Anna LetíciaCaminhadaCampanhacâncerInfanto-juvenilPassos que Salvamsaudesinop