Clube do Marketing Black Friday – Reveja Todos os 7 Passos

Confira os 7 passos para vendas especialmente desenvolvido para você aumentar o fluxo de clientes na sua empresa.
Com a Black Friday cada vez mais próxima, é indispensável que você se planeja e esquematize todos os pontos da sua promoção.
Nós te ajudamos a desenvolver um plano de vendas perfeito através dos 7 passos para vendas.
Confira!

1º Passo: O Produto

A escolha certa do produto a ser comercializado é fundamental para o sucesso do seu negócio, e requer uma atenção especial.
Para determinar qual é a melhor estratégia de marketing para a venda do seu produto, analise as seguintes questões:

  1. O produto que vou colocar em promoção é desejado pelo seu potencial cliente?

Este é um ponto crucial no momento de comercializar o seu produto, você deve estar atento se o seu produto supre as necessidades do seu cliente.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso seu produto deve ser exatamente aquilo que o seu cliente procura.
O produto certo vendido para o público errado, pode levar a empresa ao declínio.
Por isso esteja sempre atento as necessidades e desejo dos seus clientes.
Nós iremos abordar a segmentação de clientes mais afundo nos próximos artigos.

  1. Qual o diferencial que vou ter do meu concorrente?

Conseguir se sobressair entre os seus clientes é indispensável para o sucesso das vendas.
Tenha em mente que o seu produto deve possuir diferenciais que atraiam a atenção do seu cliente.
Seja através de um atendimento personalizado ou em uma garantia estendida, o ideal é que seu cliente note que sua empresa é a melhor do ramo.
Seu consumidor final deve notar que ele está fazendo a melhor compra ao adquirir seu produto.
Por isso invista na qualidade e transparência na comercialização do seu produto.

  1. Tenho margem de lucro suficiente para não ter prejuízo nessa campanha?

Esta é outra questão importante e corriqueiramente afeta o financeiro de diversas empresas.
Muitas vezes, seguindo a ideia de se destacar entre os concorrentes, os gestores criam campanhas promocionais que no final das contas não trará lucro a empresa.
É importante que você note que uma promoção não é somente uma redução de preço.
Uma promoção ideal traz benefícios ao cliente e também para a empresa.
Falaremos mais profundamente sobre o preço ideal de vendas visando o lucro da empresa nos próximos artigos.

  1. Tenho produtos em estoque suficiente se tiver uma alta procura?

A gestão de estoque é outro ponto crucial para o sucesso de uma promoção.
Ao escolher a estratégia de marketing correta para o seu produto e direcionar sua campanha ao público correto.
A tendência é que sua empresa tenha um aumento significativo nas vendas, e você deve estar preparado para atender a alta procura do consumidor.
Planeje sua campanha de marketing em cima do seu estoque, pois ambos devem andar lado a lado.
Você precisa realizar um rigoroso controle de estoque e estar atento a reposição do mesmo, conforme a procura do cliente.

2º Passo – Segmentação de Clientes

A Segmentação de clientes é um dos pontos mais importantes na hora de elaborar seu plano de marketing para a Black Friday.
Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma boa gestão de vendas.
A segmentação de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:

  • Segmentação Comportamental
  • Segmentação Demográfica
  • Segmentação Social
  • Segmentação Econômica
  • Segmentação Psicológica

Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.
Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.
Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.
E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.
Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.
Alguns dos nichos de mercado são:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Geeks e Nerds
  • Donas de Casa
  • Noivos
  • Amantes de aventura
  • Animais de estimações
  • Empresários

3º Passo: Atividades

O marketing basicamente é um conjunto de atividades que possuem como objetivo direcionar o fluxo de vendas de produtos e serviços.
O setor de marketing é comumente confundido com o setor de vendas.
Mas embora essas duas funções trabalhem lado a lado, cada uma possui atividades especificas que ao se unirem resultam em bons lucros para a empresa.
Basicamente as atividades do marketing são:

  • Planejamento e estruturação da comunicação da organização
  • Gerenciamento de comunicação
  • Determinar metas e objetivos de comunicação
  • Criar e gerenciar campanhas
  • Definição de estratégias para atrair novos clientes
  • Analisar os resultados obtidos nas campanhas
  • Gerenciamento de redes sociais
  • Estabelecer fornecedores

Atividades do Marketing

Nos dias de hoje o marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.
O marketing dá visibilidade ao produto ou serviço oferecido pela organização, garantindo a credibilidade da empresa entre os concorrentes.
Um bom produto e uma estratégia de vendas detalhada e com objetivos garante bons lucros para qualquer empreendedor.
A escolha dos profissionais mais qualificados e aptos as rápidas mudanças do mercado e também do comportamento do cliente torna-se o funcionário ideal para a empresa.
O objetivo do marketing sempre será atrair mais clientes e assim gerar um faturamento maior para a organização.
Tendo em vista que todo o negócio gira em torno do cliente, assim suas necessidades devem ser constantemente analisadas.
As mudanças no comportamento do cliente afetam diretamente o produto ou serviço oferecido.
Por isso você deve estar atento para que seu produto esteja sempre dentro dos parâmetros estabelecidos pelos consumidores.
Vender o produto certo para o cliente certo assegura uma boa gestão de vendas e torna a marca mais consolidada no mercado.

4º Passo: Levantamento de Custos

O processo de levantamento de custos é uma atividade que requer atenção redobrada, pois reflete diretamente do financeiro da empresa.
Descobrir o custo exato do produto ou serviço oferecido é indispensável para calcular o preço de venda.
O preço de venda só pode ser calculado quando se sabe exatamente qual foi o custo do produto produzido.
Caso contrário à sua empresa pode correr vários riscos financeiros que podem resultar em diversos problemas para o seu negócio.
É importante ressaltar que você não deve confundir custo com despesas.
Por mais simples que possa parecer é comum encontrar empreendedores que não sabem exatamente qual é o custo do seu principal produto.
E como dito anteriormente, isso pode acarretar problemas financeiros para empresa.
Ou em outras palavras, você pode estar cobrando errado por seu produto ou serviço.
Para conseguir estabelecer qual é o custo real do seu produto você deve somar todos os valores gastos em cada etapa de produção.
Utilize as seguintes fórmulas para realizar o levantamento de custo do seu produto.

  • Cálculo de mão-de-obra:

Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas

  • Custo do Material:

Faça um levantamento de todo o matéria utilizado no processo de fabricação do seu produto.

  • Cálculo do Custo Unitário:

Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material

  • Custos Fixos:

CF% = (CFM / RBM) x 100,
Os valores são:  CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média

  • Custos Variáveis

Cálculo dos impostos e taxas atribuídos a produção do seu produto.

  • Margem de Lucro

Estabeleça qual é a margem de lucro que você quer obter com a venda do seu produto.

  • Taxa de Marcação

TM =                      100              
100 – (CF% + CVV + ML)

  • Preço de venda

PV = CUT x TM
Legenda: CUT =  custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.

5º Passo: Recursos Chaves

Os recursos chaves são aqueles parceiros que trabalharão empenhados em prol de um mesmo resultado.
Os parceiros chaves vão desde fornecedores e fabricantes, até empresas de segmentos diferentes.
O ideal é que você esquematize toda a sua campanha de marketing e assim possa identificar quais são seus recursos chaves.
O setor financeiro é um ponto essencial no seu plano de marketing.
Analisar os recursos financeiros disponíveis para investir em sua campanha é o ponto de partida do seu planejamento.
O setor financeiro deve estar a parte de todo o custo do seu projeto de marketing, e aprovar os gastos necessários para a execução do mesmo.
Um erro muito comum cometido por diversos empreendedores é a criação de promoções sem avaliar o impacto financeiro que isso terá na empresa.
Uma boa promoção deve aumentar o fluxo de clientes e também o faturamento da empresa.
Por isso analise criteriosamente todos os seus recursos chaves.
Você deve disponibilizar verba para a contratação de novos colaboradores, se necessário.
Investimentos em panfletos e mídias de divulgação, e quaisquer outras forma de divulgação.
Em outras palavras, você deve possuir recursos financeiros para dar visibilidade a sua promoção.
E assim aumentar suas vendas.

6º Passo: Parceiros Chaves

Os parceiros chaves podem ser fornecedores, fabricantes, empresas terceirizadas e outras parcerias que visam contribuir para o sucesso do seu negócio.
Associar a sua marca com organizações com credibilidade e confiança agrega valor ao seu produto.
Além de aumentar a visibilidade do seu negócio.
Entenda melhor qual é a importância dos parceiros chaves para a sua empresa, através da nossa rádio.
Este mês, estamos participando da Black Friday com descontos de 10 a 60% para você divulgar seu negócio.
E assim aumentar seu lucro nesta Black Friday.
Para desenvolvermos com sucesso nossa promoção, o departamento comercial da nossa rádio foi fundamental.
Visando alcançar o sucesso no nosso projeto, nosso departamento comercial se empenhou em cada detalhe.
Atraindo cada vez mais clientes e parceiros para o nosso negócio.
As agências de publicidade também são muito importantes na hora de dar visibilidade ao seu produto.
Elas auxiliam no processo de divulgação da sua organização e aumentam sua gama de clientes.
Pois através das agências de divulgação você pode alcançar novos clientes em potências e conseguir um resultado de vendas ainda melhor.

7º Passo: Canais de Mídia

Não basta ter um bom produto, definir qual o seu público-alvo, ter bons recursos e parceiros se você não der visibilidade ao seu produto.
Isso mesmo, um dos pontos mais importantes na hora de aumentar suas vendas é a divulgação da sua campanha.
Ao analisar os recursos financeiros da sua promoção, assunto que abordamos nos capítulos anteriores.
Você precisa definir qual vai ser a verba disponível para investir nos canais de mídia para a divulgação do seu produto.

Canais de Mídia

Hoje em dia, as redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores e aumenta a ligação entre o cliente e a sua empresa.
Alguns dos principais canais de mídia são:

  • Facebook
  • Whatsapp
  • SMS
  • Instagram
  • Twitter
  • E-mail

Você deve definir quais serão as linhas de ação necessárias para atrair visibilidade ao seu produto.
E para isso, é indispensável que você invista nas redes sociais.
A contratação de profissionais qualificados é muito bem-vinda nesta questão.
Você deve estar antenado com as novas tendências da web e desenvolver estratégias para atingir seu público-alvo.
Mantenha as redes sociais da sua empresa sempre atualizada, e com informações sobre suas promoções e produtos.
Para ter um bom desempenho nas vendas nesta Black Friday, você deve estar sempre presente nos canais de mídia.
É aquela famosa frase: Quem não é visto não é lembrado.
No dia da Black Friday, assim como nos dias que antecedem a campanha, divulgue seus descontos e promoções para seus clientes em potencial.
Você precisa de um veículo que atinja o máximo de pessoas possível e a nossa rádio pode te ajudar neste ponto.
A massificação é a chave do sucesso.
Mas não esqueça que seu cliente é visual e você precisa de uma mídia assim.
Antes da black Friday avise seu cliente que você vai participar para ele começar a se programar e procurar seus produtos.
Nossa sugestão para quem tem pouco investimento são comerciais de 15” e flash ao vivo na empresa.
Se você não contratou ainda a mídia de rádio é o momento certo, aproveite o custox benefício é grande.
Como dito anteriormente a chave para lucrar mais nesta Black Friday é dar visibilidade ao seu produto.
O seu cliente está o tempo todo conectado a nossa rádio, e essa é a chance de você alcança-lo.
A oportunidade é agora, a data está chegando e nós queremos te ajudar a bater essa meta de vendas.
Me envie um whatsapp (66) 99722.9367 que vamos te ajudar a montar um plano de divulgação para atingir seu cliente.
https://soundcloud.com/user-629679885/venda-mais-epsodio-8-retrospectiva-7-passos-93?in=user-629679885/sets/venda-mais
 

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