Bispo de Sinop define que abertura de igrejas fica a critério de Paróquias

De acordo com a Diocese, cada Paróquia deve seguir as recomendações e Decretos de órgãos superiores, conforme a situação de cada município. Em Sinop, por enquanto as celebrações presenciais continuam suspensas, sendo elas transmitidas de forma online.

O Bispo Dom Canísio, da Diocese de Sinop, definiu que o retorno das celebrações de missas e cultos fica a critério das 34 Paróquias, desde que sigam as recomendações e Decretos de órgãos superiores, conforme a situação de cada município. Cada paróquia deve decidir em conjunto com seus conselhos de comunidade.

Em Sinop, a prefeita Rosana Martinelli, autorizou a realização de atividades religiosas presenciais tais como cultos e missas. No entanto, as práticas deverão encerrar até as 21h30. As orientações constam em decreto 161/2020, expedido pela Prefeitura de Sinop, e que passou a vigorar no início desta semana.

Catedral da Diocese Sagrado Coração de Jesus, em Sinop. (Foto: Reprodução / Drone Cuiabá)

Apesar da liberação, por parte da Prefeitura, os Padres das Paróquias de Sinop optaram por não retornarem às celebrações presenciais. Segundo a Diocese, as missas continuarão sendo transmitidas pelas redes sociais de cada Igreja, como já é feito desde o início da pandemia da covid-19.

No Estado de Mato Grosso, a Diocese Sagrado Coração de Jesus – com sede em Sinop – é formada por 34 Paróquias espalhadas em 30 municípios. Segundo o Bispo, Dom Canísio, em entrevista à Rádio 93 FM, a reabertura das igrejas para missas presenciais ficará à critério de cada paróquia, respeitando às ordens superiores.

“Cada Pároco, com seu conselho, juntamente com as autoridades podem ver qual é a melhor posição. Mas sempre respeitando, com muito critério e com muita fidelidade às ordens superiores quanto ao fechamento. Quanto à abertura, cada Paróquia pode decidir se já é conveniente ou não, segundo o seu critério. Quando há uma determinação que proíbe aglomerações com missas presenciais, mesmo que a Paróquia tenha alguma posição contrária, ela deve obedecer o que vem das autoridades da saúde, também das prefeituras e do Estado”, destacou o Dom Canísio à 93 FM.

Todas as instituições religiosas, que optarem por retornar às atividades em Sinop, precisam se atentar às normas de prevenção ao novo coronavírus, dispostas no também decreto municipal 083/2020. Ficam adicionadas as seguintes medidas, observando as recomendações constantes:

I – intercalar a utilização de bancos, poltronas e/ou cadeiras;

II – duração de no máximo 1 (uma) hora em cada celebração, bem como efetuar a devida desinfecção do local entre uma celebração e outra;

III – recomendar a não participação de fiéis com 60 (sessenta)anos ou mais, ou portadores de comorbidades, ressalvado o atendimento individual pelos respectivos responsáveis, tais como sacerdotes, pastores, bispos e demais orientadores dos respectivos templos, observadas as medidas sanitárias largamente preconizadas;

IV – impor medidas para evitar qualquer contato físico de qualquer gênero, inclusive durantes as orações, entre os fiéis;

V – quando adotada a sagrada comunhão, a mesma deverá ser entregue, exclusivamente, nas mãos dos fiéis;

IV – as coleta de ofertas deverão ser afixadas em locais estratégicos, a fim de evitar a circulação e contato diretamente com o utensílio. Protocolos de segurança e higienização também devem ser adotados dentro dos espaços.

abertura de IgrejasBispo decidedefinição de dioceseDioceseIgreja CatólicaParóquiassinop