Meio Ambiente: Veja os Efeitos dos Avanços Tecnológicos em Nosso Ecossistema

Veja Efeitos da Ação Humana em Nosso Ecossistema

Nos dias de hoje as questões ambientais e o impacto gerado pelas ações humanas são temas que geram inúmeros debates. No entanto, apesar dos efeitos dos avanços tecnológicos no meio ambiente, nem sempre há o desenvolvimento de medidas capazes de reduzir esses impactos.

A cada dia torna-se mais urgente e imprescindível encontrarmos formas de amenizar os danos provocados na natureza através de exploração humana.

O Brasil é um país com uma imensa diversidade de plantas e animais, porém devido a ação excessiva do homem, os problemas ambientais tornam-se cada vez mais evidentes.

Para que você possa ter uma ideia do impacto ambiental provocado pela ação humana, vamos analisar a quantidade de lixo produzida diariamente na cidade de São Paulo. O município de São Paulo possui aproximadamente 11 milhões de moradores, que geram todos os dias 15 mil toneladas de lixo.

Expanda essa escala a nível nacional e podemos notar o quanto a ação do homem diariamente afeta a natureza.

Destacando ainda que nem sempre o descarte de lixo é realizado de forma adequada, sendo imensamente comum encontrar resíduos em bueiros, rios, lagos, ruas, avenidas e no meio ambiente.

O lixo descartado inadequadamente afeta diretamente o nosso ecossistema, gerando sérios problemas ambientais e afetando diretamente a vida dos animais, que comumente são prejudicados por conta da presença inadequada de lixo na natureza.

Atualmente o descarte inadequado de lixo tem provocado a morte de milhares de animais marinhos todos os anos, demonstrando a evidente necessidade de adotarmos medidas capazes de reduzir o impacto da produção diária de lixo em nosso ecossistema.

Meio Ambiente

Em relação ao meio ambiente, a poluição atmosférica é uma das mais prejudiciais a natureza, juntamente com a poluição hídrica. A poluição atmosférica basicamente é a emissão de gases poluentes no ar.

Atualmente a poluição existente nas grandes cidades é o resultado principalmente da queima de combustíveis fosseis.

A grande problemática da situação está na enorme quantia de monóxido de carbono e também dióxido de carbono lançadas diariamente na atmosfera. Apesar do enorme impacto ambiental provocado pela emissão excessiva desses dois gases, também é importante saber que o carvão mineral e os derivados do petróleo são indispensáveis para os setores industriais.

Dessa forma, a redução e utilização correta desses recursos é extremamente complicada, tendo em vista que essa ação teria um enorme efeito econômico e social.

Com o avanço da ciência, inúmeras medidas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar os efeitos da ação humana no meio ambiente. No entanto, por afetar diretamente o cenário econômico envolvido a esses setores, como o de produção de combustíveis e o de geração de energia elétrica, tais medidas não são aplicadas.

Pois muitas vezes o desenvolvimento de tecnologias capazes de amenizar esses efeitos traria grandes mudanças econômicas, o que comumente acaba sendo um empecilho no desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis.

Devemos refletir sobre até que ponto a natureza deve padecer em prol do conforto dos seres humanos.

Hoje em dia, vivemos constantemente conectados, onde muitas vezes deixamos de olhar o mundo ao nosso redor, e o quanto a natureza tem sido afetada por conta dos avanços tecnológicos. Mas existem medidas diárias que cada um de nós pode praticar para a redução dos impactos ambientais em decorrer dos avanços tecnológicos, são eles:

  • Não descarte pilhas e baterias de forma inadequada, elas são imensamente prejudiciais ao meio ambiente.
  • Não descarte o óleo na pia, pois o óleo contamina o solo e a água.
  • Descarte o lixo de forma adequada, separando-os adequadamente para a coleta seletiva.
  • Quando possível, faça trajetos a pé, pois essa é uma medida que reduz a emissão de gases poluentes em nossa atmosfera.

Todos nós somos parte essencial na reconstrução de nosso ecossistema.

Comentários (0)
Fazer Comentário