O marketing basicamente é um conjunto de atividades que possuem como objetivo direcionar o fluxo de vendas de produtos e serviços.
O setor de marketing é comumente confundido com o setor de vendas.
Mas embora essas duas funções trabalhem lado a lado, cada uma possui atividades especificas que ao se unirem resultam em bons lucros para a empresa.
Basicamente as atividades do marketing são:
- Planejamento e estruturação da comunicação da organização
- Gerenciamento de comunicação
- Determinar metas e objetivos de comunicação
- Criar e gerenciar campanhas
- Definição de estratégias para atrair novos clientes
- Analisar os resultados obtidos nas campanhas
- Gerenciamento de redes sociais
- Estabelecer fornecedores
Atividades do Marketing
Nos dias de hoje o marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.
O marketing dá visibilidade ao produto ou serviço oferecido pela organização, garantindo a credibilidade da empresa entre os concorrentes.
Um bom produto e uma estratégia de vendas detalhada e com objetivos garante bons lucros para qualquer empreendedor.
A escolha dos profissionais mais qualificados e aptos as rápidas mudanças do mercado e também do comportamento do cliente torna-se o funcionário ideal para a empresa.
O objetivo do marketing sempre será atrair mais clientes e assim gerar um faturamento maior para a organização.
Tendo em vista que todo o negócio gira em torno do cliente, assim suas necessidades devem ser constantemente analisadas.
As mudanças no comportamento do cliente afetam diretamente o produto ou serviço oferecido.
Por isso você deve estar atento para que seu produto esteja sempre dentro dos parâmetros estabelecidos pelos consumidores.
Vender o produto certo para o cliente certo assegura uma boa gestão de vendas e torna a marca mais consolidada no mercado.
A consolidação e credibilidade da empresa é outro ponto importante do setor de marketing.
O cliente deve confiar e recomendar seu produto ou serviço, assegurando a credibilidade da organização.