Ampliação de estrutura dará 30 novos leitos à UPA de Sinop

A Unidade de Pronto Atendimento passará a ter 45 leitos de estabilização, com novos equipamentos e novos profissionais.

O número de leitos para estabilização da Unidade de Terapia Intensiva (UPA), de Sinop, será triplicado após a ampliação da estrutura. Uma ordem de serviço foi assinada pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, através de uma cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira (11), no pátio da prefeitura municipal.

Localizada na Avenida André Maggi, a unidade, que hoje tem uma média de 12 mil atendimentos por mês, terá 30 novos leitos de enfermaria com camas eletrônicas, em 733 m² de construção. Uma empresa sinopense foi a ganhadora da licitação, a Tonello Construções.

Várias autoridades estiveram na cerimônia de assinatura da ordem de ampliação da UPA de Sinop. (Foto: Rômalo Bessa / 93 FM)

De acordo Dário Silva, responsável técnico da empresa vencedora, toda a estrutura vai ser montada sem a utilização de alvenaria. Dário ainda ressaltou que as obras de ampliação, não irão interferir no atendimento da unidade.

“A parte da fundação pra cima vai ser tudo estrutura metálica. Não vai ter alvenaria, vai ser tudo de material isotérmico. Vão ter várias repartições e, em cada sala terá um banheiro. A gente vai fechar a área que vai ser construída para não ter contato com o pessoal da UPA, é nos fundos da UPA”, destacou o responsável.

Para a finalização das obras, a ordem de serviço determina um prazo de 90 dias. Com a ampliação, a UPA terá 45 leitos de estabilização, passando a se enquadrar no porte 3 de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Brasil. Hoje, o município recebe cerca de R$ 200 mil por mês, para a manutenção da unidade.

Segundo Rosana Martinelli, prefeita de Sinop, os recursos para a ampliação da UPA são federais, mas que no momento, estão sendo utilizados os investimentos do próprio município, até que as parcelas do Governo Federal esteja em conta.

“Os recursos federais que nós recebemos, de compensação da frustação de receita que o município teve, são livres que nós podemos investir no que nós determinarmos, em quaisquer prioridades. Nesse momento, nós estamos priorizando a saúde, tanto que estamos fazendo os investimentos lá no Hospital da Visão e na ampliação da UPA”, disse Martinelli.

A ampliação prevê um investimento de R$ 1 milhão e 869 mil, em em 733 m² de construção, já com todos os equipamentos e aparelhos hospitalares instalados. Também serão remanejados, profissionais da saúde que foram selecionados no processo seletivo do município, cadastrados entre 29 de julho e 3 de agosto de 2020.

Momento em que a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, assinava a ordem de serviço para a ampliação da UPA. (Foto: Rômalo Bessa / 93 FM)
Ampliação da UPAnúmero de leitos triplicadoOrdem de ServiçosaudesinopUPA de Sinop
Comentários (0)
Fazer Comentário