Alguns cuidados essenciais ajudam você a conquistar um sorriso perfeito

Costumamos cuidar dos nossos dentes diariamente, sempre escovando após uma refeição. Com isso muitos acreditam possuir uma saúde bucal, somente pelo fato de estarem realizando a escovação.

A própria escovação, se não for feita de maneira correta, pode não ser benéfica para a saúde de sua boca. A grande maioria das pessoas aplicam força demais ao escovar os dentes.

Imaginando que quanto maior for a força, maior será o efeito da limpeza. E isso é errado, por que o excesso de força, faz com que as cerdas da escova se curvem, tornando a escovação menos eficiente.

Além de prejudicar a escovação, o excesso de força pode danificar a gengiva, causando sangramentos e possíveis infecções, devida a exposição da gengiva as bactérias presentes na boca.

Por isso é importante não ser muito agressivo durante a escovação, para evitar que a saúde de sua boca possa ser prejudicada.

Uma curiosidade sobre a escovação é o fato de que a maioria das pessoas enxagua a boca com água após a escovação. Esse abito é adquirido ainda quando criança e é difícil de ser esquecido.

Enxaguando a boca com água logo após a escovação, você estará retirando todo o fluoreto útil contido no creme dental. Todo seu trabalho pode estar sendo comprometido, por esse mau abito.

O ideal seria utilizar um enxaguante bucal, após a escovação e evitar ingerir líquidos ou qualquer outro alimento por trinta minutos.

Esse tempo é o suficiente para o flúor fazer efeito em seus dentes, tornando-os mais fortes e resistentes a ação das bactérias.

Devemos estar sempre atentos, quando ingerimos alimentos com alto teor de açúcar. Os resíduos do açúcar são transformados pelas bactérias em ácidos nocivos ao esmalte dos dentes.

A alimentação também possui sua parcela de responsabilidade, quando o assunto é a saúde bucal. Alimentos que possuem cálcio, fosforo e flúor, são benéficos tanto para a saúde do corpo quanto para a de sua boca.

Você vai encontrar o cálcio necessário para uma boa saúde bucal, em alimentos como peixes, cascas de frutas, diversos legumes, feijão e laticínios.

O fósforo está presente em nozes, cereais e é possível encontrar quantidades de fósforo na carne de peixe.

Já o flúor costumamos consumir a quantidade necessária, na água em que bebemos durante o dia-a-dia. Existe a possibilidade da água em que você estiver ingerindo, possuir um baixo teor ou inexistente, de flúor.

É necessário realizar testes químicos, para identificar esse problema. Quando isso ocorre, você pode ingerir mais leite. O leite contem um teor de flúor e faz bem à saúde do corpo.

Essas dicas, irão te ajudar ao longo da vida a manter a integridade dos seus dentes, fazendo com que eles fiquem sempre saudáveis.

 É recomendado passar por consulta periódica de seis em seis meses, por um dentista, para obter uma avaliação mais precisa da saúde de sua boca.