Águas de Sinop é multada em R$ 1 milhão após mortes de peixes ocasionadas por vazamento de esgoto

A Concessionária Águas de Sinop foi multada em R$ 1 milhão, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), devido um rompimento na tubulação de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na segunda-feir (19). Isso fez com que os dejetos fossem despejados em um dos afluentes do Rio Curupi. Segundo o órgão estadual, isso ocasionou a morte de vários peixes.

De acordo com o site G1 Mato Grosso, a concessionária deve responder pelo lançamento irregular de dejetos junto à rede de capitação pluvial, além da morte dos peixes.

A Sema irá encaminhar um Processo Administrativo ao Ministério Público Estadual (MPE). Já a empresa deve assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de adotar outras providências de reparação.

Outro lado
Em nota, a concessionária assegura que está ciente sobre a multa e alega que todo o material despejado no afluente do rio era tratado e não tóxico. A empresa informou que no momento em que verificaram a situação a equipe de profissionais, com o auxílio dos maquinários, fizeram a manutenção e limpeza do local.

A nota diz que investimentos para aprimorar o sistema de monitoramento da rede de esgoto serão realizados. Já sobre os danos causados, a Águas de Sinop disse que “compromete-se a compensar e reparar os danos comprovadamente vinculados a este ocorrido”.

Resíduos despejados estariam causando a morte de peixes — Foto: Reprodução/TVCA