A utilização da tecnologia em tempos de pandemia global

Estados, municípios e a União estão ampliando seus atendimentos virtuais.

A utilização da tecnologia para aproveitamento pessoal e profissional, tem se tornado muito comum entre as pessoas. Órgãos governamentais e algumas instituições também adotaram esses recursos digitais, para continuarem com seus devidos trabalhos. Estados, municípios e a União estão ampliando seus atendimentos virtuais.

No Rio de Janeiro, um drone vai ajudar no combate à disseminação do novo coronavírus, como medida de proteção e prevenção à covid-19. De acordo com as informações, o objeto contará com um alto-falante acoplado, e seguirá dando orientação às pessoas que estiverem em aglomeração.

Equipamento para auxiliar no monitoramento de pessoas, drone. (Foto: Toninho Tavares / Agência Brasília)

O equipamento vai auxiliar o Centro de Operações e a base operacional montada no Rio-centro, de forma a atender o ‘Disk Aglomeração’. É uma ferramenta da prefeitura do Rio de Janeiro, que também faz o monitoramento de pessoas, via localização de celular, afim de fazer com que as pessoas fiquem em suas casas.

De acordo com as informações, o drone vai transmitir a seguinte mensagem às pessoas: “Por favor, voltem para casa. Não permaneçam em aglomeração, tem risco”, como disse o prefeito da cidade do Rio, Marcelo Crivella, em entrevista coletiva.

 

A Criatividade

Imagem ilustrativa de hologramas em aparelho Smartphone. (Foot: Reprodução)

Em tempos de pandemia, é muito comum ver, que as pessoas busquem outras formas de realizar suas atividades, diante da situação de isolamento social. Para que se evite a contaminação em massa do novo coronavírus, é recomendado que as pessoas fiquem em suas casas e só saiam em casos de necessidade.

O número de pessoas nas ruas foi reduzido drasticamente, onde é possível notar em imagens feitas por internautas e também imagens aéreas, realizadas por drones. Além desse equipamento, recentemente uma aeronave do CIOPAER fotografou a cidade de Sorriso e Sinop, onde mostra ruas e avenidas com pouca movimentação.

Diante da situação, a criatividade tem sido peça fundamental dentro das empresas e também dentro de algumas instituições, que realizam suas atividades de forma online como, reuniões virtuais por vídeo-conferência, reunião em família por vídeo-conferência, trabalho em casa e atendimento virtual.

Além disso, a pandemia está afetando nas celebrações religiosas em algumas cidades, de acordo com cada decreto estabelecido pelo governo municipal. Não é permitida a aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados, sendo necessária a utilização dos meios digitais para comunicação.

Recentemente, em período de quaresma, um Padre do município de Santa Carmem realizou uma celebração diferente no domingo de ramos. O Padre conseguiu arrumar um veículo aberto (picape), para que passasse nas ruas da cidade, abençoando os ramos. A orientação foi para que as pessoas colocassem em seus portões, os ramos a serem benzidos.

Missas e cultos continuam acontecendo semanalmente nas igrejas Católica e Evangélicas, através de Lives transmitidas pelo Facebook e YouTube. Um Padre brasileiro ficou famoso, após cometer uma gafe ao vivo no Facebook. O sacerdote, ao utilizar a ferramenta de transmissão, teve o vídeo invadido por filtros engraçados.

Lives na Internet

As transmissões também podem ser feitas através de aparelhos Smartphone. (Foto: Reprodução)

Os decretos apresentam restrições em abertura de locais com grande aglomeração de pessoas, como bares e clubes, em prevenção a disseminação do coronavírus. Por este motivo, os cantores sertanejos ficaram impossibilitados de cumprirem com a agenda de show.

Mas, se engana quem acha que isso é motivo para os artistas não construírem novos métodos de interação com o público. As transmissões de vídeo se tornaram comum e, durante a pandemia, estão sendo muito utilizadas por diversas pessoas, profissionalmente ou pessoalmente.

Os artistas Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Jorge e Mateus quebraram recordes de público online na plataforma de transmissões ao vivo e por tempo tempo publicado, do YouTube.

Os cantores Jorge e Mateus fizeram, no total, um repertório de 60 músicas, com um show de aproximadamente quatros horas e meia de duração. A dupla sertaneja conquistou o público, chegando em uma marca histórica, ao bater três milhões de pessoas assistindo de forma simultânea.

Novo cenário no mercado

Imagem ilustrativa de um infográfico digital. (Foto: Reprodução)

Após a repercussão positiva de público, há uma expectativa para que esse fator de inovação no mercado da música aumente. Os recursos tecnológicos aplicados para uma transmissão à nível do que foi realizado, não chega perto dos gastos durante a realização de shows presenciais.

Os shows convencionais, geralmente, precisam ter investimentos altos na área de vendas, divulgação, atrações e espetáculos, músicos, road, entre outros profissionais necessários para a produção e finalização do trabalho. A comercialização de produtos como, bebidas e ingressos, são atos que podem ou não cobrir esses gastos.

Essas Lives, como são chamadas as transmissões de vídeo ao vivo, podem gerar uma grande movimentação e mudança no cenário musical, assim como nas programações dentro das TVs e Rádios do mundo todo, principalmente em programas de entretenimento com auditório.

Uma das formas de arrecadação que é possível através da Live, é a doação voluntária de pessoas que acompanham, simultaneamente as transmissões. Outra maneira, que já é conhecida e utilizada por emissoras de TV e Rádio, é o patrocínio, que pode ser feito por empresas parceiras da marca.

Com picos altos de público, é possível imaginar um valor não muito baixo de investimento, para que um artista renomado possa falar o nome de uma empresa ou marca, durante o seu ‘show virtual’. Marcas de cerveja, também outros produtos ligados ao sertanejo, são os mais prospectos de realizar parcerias com os cantores.

Além dessas formas, o YouTube que é uma plataforma que armazena vídeos da internet e, a empresa, pode pagar para o dono do canal, quando há uma grande quantidade de pessoas conectadas ao vivo, sem contar as visualizações crescentes que poderão surgir após a finalização da live.

Como entrar no mercado da Live

Saiba os requisitos principais para trabalhar com transmissão de Lives. (Foto: Reprodução)

Para que uma transmissão de vídeo seja feita de forma profissional e calculada sem erros, também é necessário que se tenha um planejamento adequado. O investimento deve ser único, mas constante nas atualizações de produtos para a inovação tecnológica, já que a área é imprevisível.

Especificamente para a música, é fundamental ter duas mesas de corte ideais para som e também para vídeo, câmeras que filmem em qualidade Full HD ou 4K, microfones de boa captação de áudio, cabos (fiação), um ou mais computadores conforme a necessidade e profissionais da área, além de uma internet com qualidade estável.

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