Como vender empilhadeiras elétricas

Saiba as alternativas disponíveis para vender uma empilhadeira elétrica, caso você trabalhe numa empresa e esteja tentando vender o patrimônio ou se você é vendedor de máquinas e está à procura de novas técnicas de vendas. Nesse artigo vamos atender os dois públicos.

Como vender uma empilhadeira elétrica usada?

Você deve estar se perguntando sobre a garantia e onde anunciar. Normalmente essas são as dúvidas iniciais quando temos a ideia de vender um patrimônio da empresa.

Você precisa dar garantia de 90 dias quando você vende para um consumidor final, uma indústria que vai usar a empilhadeira. Tome muito cuidado pois quando a máquina, que já é usada, sai da dua operação, você não controla mais como ela está sendo usada, então a chance de dar problemas existe e é real, e você terá que responder por aquele equipamento.

Bateria de empilhadeira usada

 

Cuidado com a bateria e o carregador na venda de empilhadeira usada

Tente vender apenas a máquina, venda o carregador separado e a bateria venda para o fabricante de bateria, pois ele deve dar uma destinação final para a mesma respeitando a legislação vigente para o descarte de bateria de empilhadeira.

A bateria tem duração de 1600 ciclos quando é bem cuidada, isso inclui:

  • deixar a bateria esfriar antes de colocar pra carregar;
  • completar o nível de água somente com água destilada, desmineralizada ou deionizada quando a bateria atinge 80% da carga durante seu carregamento;
  • deixar a bateria resfriar por 8 horas após o carregamento;
  • limpar a bateria com bicarbonato de sódio em pó e soprador toda semana.

É muito difícil manter todos esses cuidados ao longo do tempo de utilização de 1600 ciclos, estamos falando de aproximadamente 5 anos de uso de uma bateria, e um único enchimento equivocado de água já provoca vazamento de ácido sulfúrico para sua caixa, fuga de corrente e vários outros problemas.

Então venda a empilhadeira elétrica sem bateria e sem carregador quando for para um consumidor final, outra empresa que vá realmente utilizar e não seja um locador de empilhadeiras, ou um revendedor autorizado.

Contudo você pode procurar no site do fabricante da empilhadeira o distribuidor da sua região e pedir para ele comprar de você a máquina, isso funciona sobretudo se você estiver comprando outra empilhadeira nova, fica até mais fácil pra ele aceitar na base de troca.

Onde anunciar uma empilhadeira usada?

É sabido que o MercadoLivre é um lugar ara anunciar coisas usadas, o que você talvez não sabia é que existem milhares de anúncios de empilhadeiras por lá e a atividade é intensa com o pessoal do setor. Portanto anuncie sim sua máquina no MercadoLivre, tire boas fotos, faça um vídeo dela funcionando, tudo isso ajuda a chamar a atenção.

Mas também pode ser anunciada nos grupos do Facebook de empilhadeiras. São dezenas deles, divididos por estados e sem dúvida você vai encontrar algum interessado.

Outrossim procurar vendedores de máquinas usadas é uma boa opção, eles trabalham como corretores intermediando a compra e venda de equipamentos usados. Mas ao anunciar nos grupos do Facebook e no MercadoLivre é provável que eles te achem antes de você achar eles.

Como avaliar o preço de uma empilhadeira usada?

É muito difícil avaliar o preço de uma empilhadeira usada, são vários fatores que influenciam no seu preço. Mas vamos lá, contabilmente falando a máquina se deprecia em 10 anos. Portanto uma empilhadeira com 10 anos de uso não tem mais valor contábil. Para a empresa que está vendendo, depois de 10 anos de uso o que vier é lucro.

Outro critério que pode ser usado é o preço cobrado pelos locadores de empilhadeiras após 3 anos de uso. Depois de alugar um equipamento por 3 anos os locadores vendem a empilhadeira usada pela metade do preço de uma máquina nova para o consumidor final. Dito isso porque os locadores compram com preços especiais, normalmente distribuidores de fábricas.

Então com 3 anos de uso a máquina vale 50% do preço público de venda, e 10 anos depois de utilização elas não possuem mais valor contábil, sendo também uma máquina muito antiga que terá dificuldades em encontrar um controlador novo caso ele queime, e várias outras peças fundamentais para a operação da máquina.

Como vender uma empilhadeira elétrica nova?

Se você é vendedor de empilhadeiras e está buscando novas técnicas para encontrar novos clientes, fique ligado no site Empilhando.com.br porque eles sempre publicam vídeos no Youtube e artigos com dicas sobre novas ferramentas para ensinar vendedores a venderem mais empilhadeiras elétricas e atingirem suas metas de locação de máquinas também.

Lembre-se vendedor o LinkedIn é o seu maior aliado, e quem não é visto não é lembrado, portanto esteja sempre presente na vida dos seus potenciais compradores, envie artigos de utilidade prática para eles, dicas e informações úteis. Essa é a melhor maneira de permanecer próximo o tempo todo.