20 leitos de UTI serão inaugurados nesta segunda em hospital de Nova Mutum

Os leitos foram disponibilizados por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires.

Os 20 leitos de UTI para tratamento de pacientes Covid-19, montados no Hospital Hilda Stranger Ribeiro, em Nova Mutum, serão inaugurados na noite desta segunda-feira (27) e já estarão disponíveis para internações a partir dessa terça (28).

Os leitos foram disponibilizados por meio de parceria entre o Governo do Estado, que vai arcar com os custos de manutenção, a prefeitura de Nova Mutum e o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, que disponibilizaram os equipamentos.

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwabe, na manhã desta segunda, uma equipe de vigilância da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou a verificação dos leitos para a liberação das internações. “Nós acreditamos que talvez a partir de amanhã esses leitos já estejam disponíveis na central de regulação estadual para serem contabilizados e ocupados pelos pacientes que necessitam”.

Nova Mutum está entre os municípios classificados como risco de contaminação muito alta da Covid-19 e conforme a Secretária, a disponibilização dos leitos podem contribuir para que esse risco mude. “Isso é muito bom para o estado porque um dos indicadores que diz do grau alta, ou muito alta que cada município está depende também da quantidade de leitos de UTI disponíveis pelo estado e da taxa de ocupação desses leitos. Enquanto a taxa de ocupação desses leitos for muito alta é um perigo para todos os municípios do estado de Mato Grosso”, complementa Anke.

O Consórcio já adquiriu equipamentos e, também por meio de parceria com o Governo do Estado, abriu outros 9 leitos de UTI  no Hospital Regional de Sinop, que, desde o dia 10 de julho, conta com 29 UTIs.

CoronavírusCovid-19Hospital ConsórcioLeitossaudeUTIVale Teles Pires