SORRISO: TJ desbloqueia R$ 1,8 mi das contas de prefeito Ari Lafin

O bloqueio contra o prefeito se deu após acusações de que Lafin teria simulado exonerações em dezembro passado, para pagar benefícios irregulares a assessores.

O desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira, do Tribunal de Justiça, suspendeu decisão que havia determinado o bloqueio de até R$ 1,8 milhão das contas do prefeito de Sorriso (396 km da Capital), Ari Lafin (PSDB). De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), Lafin teria simulado exonerações em dezembro passado para pagar benefícios irregulares a assessores.

O MPE conseguiu o bloqueio contra Lafin, o vice-prefeito, Gerson Luiz Bicego, o Professor Gerson (MDB), e também o secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho e seu adjunto, Bruno Eduardo Pecinelli Delgado. A decisão em 1ª instância foi dada em 28 de abril.

De acordo com a ação civil pública, a prefeitura exonerou “centenas” de comissionados em dezembro de 2020. Lafin havia sido reeleito no mês anterior, em novembro, para um segundo mandato à frente da prefeitura. Com a exoneração, a prefeitura pagou férias, adicional de férias e outras indenizações aos comissionados. No mês seguinte, em janeiro, eles foram recontratados pela prefeitura.

Lafin e sua gestão negam que tenha havido simulação nas exonerações. Argumentam que a situação é “praxe de forma padronizada em todos os municípios da federação”. A prefeitura afirma que havia previsão orçamentária para os pagamentos e que os cargos são de livre nomeação e exoneração. A demissão serviria como filtro para uma reavaliação dos comissionados, se continuariam para o segundo mandato em cargos de confiança.

O prefeito recorreu ao Tribunal de Justiça e Mario Kono acatou o pedido de suspensão da decisão de 1ª instância em 12 de maio. A decisão do desembargador, contudo, ainda não foi disponibilizada, apesar de trecho ter sido publicado no dia seguinte, 13 de maio, no Diário da Justiça Eletrônico.

(Com RD News)

Leia também- Homem Morre Após Ser Atropelado Por Caminhão Em Rodovia

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal da 93FM

 

Ari LafinJustiçaMato GrossoPrefeito de SorrisoSorriso
Comentários (0)
Fazer Comentário