Sinop tem 2º caso suspeito de Coronavírus e homem é monitorado

Em Mato Grosso o número de suspeitas subiu para 76

O 2º caso suspeito de Coronavírus em Sinop foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (20), no Boletim Informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), bem como pela Secretaria Municipal de Saúde.

O boletim aponta que outros três casos que eram considerados suspeitos em Sinop já foram descartados pela SES.  Conforme o secretário Kristian Barros, a segunda pessoa trata-se de um homem de 25 anos, que esteve em viagem para o exterior e chegou em Sinop no dia 17 de março.

“No mesmo dia que ele chegou, já procurou a unidade Básica de Saúde (UBS), foi colhido o material da secreção nasal e da orofaringe no mesmo dia e ele está sendo monitorado dentro da residência dele, porque é um quadro leve e a gente trata como suspeita de Coronavírus”, disse durante uma live no início da noite dessa sexta.

A primeira suspeita foi divulgada na quarta-feira (18) pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante uma coletiva de imprensa. A pessoa tem 35 anos e é uma mulher. Os sintomas que ela apresenta são leves e ela está em quarentena na própria residência. Conforme o secretário Kristian Barros, recentemente a mulher esteve em viagem para fora do Brasil.

Sobre os resultados dos exames de contraprova, o secretário afirma que ainda há uma demora na confirmação dos resultados, mas que nos próximos dias já haverá uma resposta. “Tem um tempo, vai pra Cuiabá, tem que ter a contraprova, então eles demoram cerca de 7 a 10 dias para o resultado. O primeiro caso deve estar saindo entre hoje (sexta), e segunda-feira (23), o resultado”, complementa.

Kristian apontou na entrevista que atualmente Sinop está preparada para atender casos de Coronavírus caso algum seja confirmado oficialmente, entretanto ele pediu que a população tome cuidado e continue adotando medidas de prevenção. “Hoje Sinop tá preparada pra atender um possível claro, mas se  a gente não tomar as medidas preventivas esses casos podem aumentar em muito e superar a capacidade do município em ter leitos e suporte físico pra atender esses pacientes”.

Mato Grosso

O estado apresentou, até o momento, 123 casos, sendo que um foi confirmado, 73 são suspeitos, 16 foram descartados (destes, 5 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B)  e 33  foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Os 2 casos suspeitos que apresentaram diagnóstico confirmado em laboratório privado,
nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam a realização de exames de contraprova no
Lacen-MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação
comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.

Veja a tabela com todos os casos suspeitos em Mato Grosso:

 

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde desta sexta-feira (20) – Foto: Reprodução

 

Caso suspeitoCoronavírusHomemInvestigaçãoSecretário
Comentários (0)
Fazer Comentário