SINOP: PM apreende cerca de 500KG de entorpecentes em apenas 40 dias

O Comandante Regional Wesney Sodré, esteve ao vivo no Jornal da 93FM para falar sobre as forças de segurança de Sinop, e um balanço das operações realizadas no município. Acesse e assista a entrevista na íntegra!!!

Na programação do Jornal da 93FM, recebemos o Comandante Regional,  Coronel Wesney Sodré para falar sobre as forças de segurança atuante em nosso município, e também sobre as operações que tivemos neste ano.

Recentemente, as forças policiais de Sinop, lançaram a operação 5º mandamento com o intuito de diminuir as ocorrências de homicídios, nesta operação várias drogas foram tiradas de circulação que pertenciam a facções criminosas em Sinop. Neste final de semana, as forças policiais lançaram a operação Ordem Pública que além de abranger Sinop e mais 5 cidades do Mato Grosso, com o intuito de coibir as ações de facções criminosas e também realizar um policiamento mais ostensivo

Avanços no setor

Perguntamos ao Coronel se desde a sua chegada  á Sinop, houve avanços no setor. Sodré responde que está sempre procurando desenvolver um serviço de qualidade para comunidade.

“É um grande desafio, de uma região que cresce vertiginosamente, Mato Grosso como todo cresce, e Sinop dentro do Mato Grosso cresce muito mais. É um desafio, mas, a gente acredita e os números nos mostram isso, que temos andado no caminho certo procurando sempre desenvolver um serviço de qualidade de prestar um serviço de qualidade para a comunidade, buscando principalmente aproximação e o apoio das autoridades locais, das instituições que aqui também presta serviços.  Aproximar bastante do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Polícia Civil, da Prefeitura Municipal que tem sido um grande parceiro, e as demais instituições que nesse conjunto de união de forças, a gente tem conseguido alguns resultados interessantes.”

Preconceito

Nessa entrevista, abordamos sobre o preconceito da População com . O Coronel comentou que tem avançado muito, mas que é uma luta diária contra o preconceito.

” Nós temos avançado, isso é uma luta diária, preconceito existe. Na verdade, é que o ser humano por natureza, ele não gosta de ser fiscalizado e a nossa função é fiscalizar. Mas a gente tem trabalhado sim nessa conscientização, e que é necessário para fazer um serviço de qualidade. A gente tem que exercer aquela atribuição que nos é atribuída constitucionalmente, então é um dever, nós não podemos ficar de braços cruzados.  Infelizmente o cidadão ele não vem escrito na testa se ele é criminoso ou não, para que a gente descubra isso muitas vezes temos que abordar as pessoas, tem que verificar documentação, checar se não te um registro de mandado de prisão em aberto.”

Ainda em resposta, o Comandante fala sobre projetos que as forças de segurança realizam, mostrando que a polícia contribuem com o desenvolvimento de cidadão de bem.

“Para que a gente saiba isso, temos que conversar estabelecer um contato com as pessoas, mas paralelamente no intuito de quebrar esse tabu, que a PM é só um órgão de repressão nós também temos vários projetos sociais um exemplo PROERD que é bastante atuante, um projeto magnífico que trabalha desde a base da formação da criança, sendo subconsciente dela a importância de não se envolver com a violência, e de não se envolver com as drogas. Temos o projeto fantástico ali em desenvolvido pelo 3º comando regional que é o Luz da manhã aqui em Sinop, Sorriso e Feliz Natal.”

“Nós temos a ronda escolar com a parceria com o município que abrange a fiscalização forte em todas as escolas municipais e estaduais, estabelecendo vínculo sadio com todo corpo docente e discente de todas as escolas. São várias situações que a gente e mostra que a Polícia Militar não é só também um órgão de repressão, ele é quando é necessário, mas também nós temos a contribuição necessária na prevenção primária que é contribuição assim para o nosso futuro contribuindo com as nossas crianças também.”

Comandante Regional Coronel Wesney Sodré ao vivo no Jornal da 93FM. (FOTO: 93FM / Marcelo Jhonnes)

Dados de 2020 em Sinop

Perguntamos sobre os números de apreensões de drogas no município de Sinop, o comandante informa que só nesses 40 dias de 2021, já foram tirados de circulação, meia tonelada, somente com apreensões da Polícia Militar.

“Os números de 2020 só de apreensão pela Polícia Militar, foi aproximadamente 800 kg. Se pegarmos os primeiros 40 dias, até hoje dia 10, dá meia tonelada, conjunta com as apreensões do ano passado e esses primeiros 40 dias, já passam de mais de uma tonelada de entorpecentes apreendidos somente pela Polícia Militar.”

“A gente tem números impressionantes que nos preocupam, e que reforçam a necessidade de cada vez mais estar estruturando as instituições de segurança pública, e as instituições mais do que nunca, precisou se unir para fazer esse enfrentamento qualificado para combater as organizações criminosas como a gente vê, e os números estão aí, e não mentem que está se estruturando sim na região. “

Operação Ordem Pública – Sinop

Perguntamos sobre a última operação realizada, a operação Ordem Pública realizada também em Sinop, segundo o Coronel a operação teve vários resultados positivos, onde traz os dados da operação.

“Foi uma grande operação na verdade, ela foi desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública, abrangendo em todas as instituições como, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros entre outros, e estamos buscando cada vez mais esse fortalecimento. Nessa operação fizemos uma grande operação que foi desencadeada na verdade em duas fases, a primeira fase de um forte trabalho de inteligência policial que era justamente produzir conhecimento, mapear essas facções criminosas que foi o foco principal desta operação, e para que na segunda fase nós atuássemos pontualmente de modo que atingimos o nosso objetivo em enfrentar e atuar contra essas facções.”

Segundo o Comandante Sodré, só nesta operação 300kg de entorpecentes foram retirados de circulação.

“O resultados realmente foi bastante positivos nesta operação, foram apreendidos cerca de 300 kg de entorpecente,  pertencente a essa facção criminosa, e intensificamos ações também de policiamento, que são as ações ostensivas, desencadeando vários bloqueios policiais com mais de mil pessoas abordadas, 500 veículos vistoriado,14 pessoas presas em flagrante, teve essa grande quantidade de entorpecente apreendido, e tínhamos um planejamento para o final de semana de atuar também com foco na lei seca, com o decreto municipal que restringe os horários, nós também mudamos o foco passamos a apoiar o  município na fiscalização deste decreto.”

“A Polícia Civil também tem uma grande utilidade nessa operação, onde cumpriu 11 mandados de prisão na retirada de circulação de pessoas que já estavam com a prisão decretada, e estavam circulando na sociedade, com certeza cometendo outros delitos.”

Confira a entrevista do Coronel Sodré em nosso Canal de Youtube –

 

Leia também – Sinop: Vacinação Em Idosos Acima De 90 Anos Inicia Amanha(11)

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Comandante Regional Wesney SodréCoronel Wesney SodréPolícia Militar de Sinop
Comentários (0)
Fazer Comentário