Sinop não tem nenhum caso suspeito de Coronavírus e Hospital desmente boatos

Até o momento existe nenhum caso, nem mesmo suspeito, de Coronavírus em Sinop. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), e reconfirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop.

Atualmente existem 15 casos sendo monitorados em Mato Grosso e nenhum deles foi confirmado com o teste de contraprova.

Ocorre que nessa segunda-feira (16), circulou um áudio nas redes sociais, onde uma mulher diz que no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros haviam duas pessoas internadas com suspeita do Covid-19. “Não deixaram nem eu entrar na emergência. Têm duas pessoas que chegaram de fora, que estão com a suspeita do Corona e já foram isoladas aqui no dentro do hospital mesmo”, diz o áudio.

Em nota, a direção do Hospital Dois Pinheiros afirmou que não há nenhum paciente isolado, ou internado com a suspeita do Coronavírus na unidade hospitalar. “O Hospital Dois Pinheiros vem a público esclarecer que até o momento não registra nenhum caso relacionado ao vírus SARS-CoV2 (Covid-19) mas está atento aos protocolos para atender de forma adequada aos casos que eventualmente venham surgir”, diz trecho.

Conforme a direção, toda a equipe já passou por treinamentos e segue todos os protocolos do Ministério da Saúde. “Não escolhemos pacientes, não recusamos atender a ninguém que nos procure, seja qual for a doença suspeita. E procuramos dar a segurança necessária tanto aos nossos pacientes quanto colaboradores.”

No documento, assinado pelo diretor técnico Jorge Yanaí, ainda consta algumas recomendações para quem possa ter algum sintoma. “Se alguém apresentar sintomas e se for considerado suspeito de apresentar a Covid-19 ou outro quadro respiratório ou viral, deve então ser atendido, sem distinção, preconceito ou alarde. Para o bem de todos”.

De acordo com o boletim divulgado pela SES nessa segunda-feira (16), são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de sete municípios.

Veja a tabela com os casos suspeitos até o momento em Mato Grosso

Boletim foi divulgado pela SES nessa segunda-feira (16). – Foto: Reprodução

Os 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados. As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).

No dia 2 de fevereiro o único caso suspeito em Sinop foi registrado, entretanto no dia seguinte, 3 de fevereiro, ele já foi descartado pela SES, por não preencherem a definição necessária para COVID-19, porém, as situações continuam em investigação de Síndrome Gripal (SG). – Esse é o caso que consta na tabela acima.

Veja algumas orientações do infectologista ricardo Franco sobre ações de prevenção ao Coronavírus:

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer tirar dúvidas e conhecer mais sobre o coronavírus? Envie uma mensagem




Isso é obrigatório.



áudioCoronavírusFAke Newssaudesinop
Comentários (0)
Fazer Comentário