Sinop implementa sistema de alerta de emergência da Defesa Civil

O sistema operará com dois níveis de urgência: alerta severo e alerta extremo.

A Defesa Civil de Sinop lançou hoje o “Defesa Civil Alerta (DCA)”, um sistema avançado que utiliza tecnologia de difusão celular para enviar alertas de emergência à população.

A ferramenta enviará notificações instantâneas a todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G localizados em áreas de risco específicas.

A iniciativa, em parceria com o órgão estadual, visa aumentar a segurança dos cidadãos e melhorar a resposta a desastres naturais e eventos climáticos adversos. Um diferencial significante do sistema é que não requer cadastro prévio e as mensagens se sobrepõem a qualquer aplicativo em uso, assegurando que o alerta seja visualizado imediatamente.

O sistema operará com dois níveis de urgência: alerta severo e alerta extremo.

O alerta severo será utilizado para eventos com alta probabilidade de impacto nas próximas horas, como chuvas intensas, e incluirá um aviso sonoro e vibratório. O alerta extremo será acionado em situações de ameaças imediatas à vida, através de uma sirene alta e contínua que soará por mais de 10 segundos e não poderá ser desativada.

“A adesão a este sistema representa um avanço fundamental nas políticas de proteção e defesa civil. É uma ferramenta que nos permite comunicar de forma rápida e massiva, dando aos cidadãos o tempo necessário para se protegerem. A segurança da população de Sinop é nossa prioridade absoluta”, disse Pedro Roveri, coordenador municipal de Defesa Civil.

Quando um risco é identificado, a entidade local monitora as condições e aciona o Estado, que realiza o disparo imediato do alerta para a região afetada.