A 2ª edição da Corrida Nacional do Sesi, realizada no dia 1º de maio em Sinop (MT), se afirmou como um movimento significativo de inclusão e saúde, reunindo cerca de mil participantes em percursos de 3 km, 5 km e 10 km, e destacando a diversidade de categorias que permitiram a participação de indivíduos com diferentes perfis e condições físicas.
A gerente executiva de Operações do Sesi, Larissa Câmara, ressaltou que “mais do que uma competição, a corrida integra ações do Sesi voltadas à promoção da qualidade de vida e prevenção de doenças”, enfatizando o papel do evento no Dia do Trabalhador como uma celebração da força de trabalho e dos vínculos sociais.
Simultaneamente, a corrida ocorreu em 26 estados brasileiros, deixando um legado em Mato Grosso que vai além da atividade física, promovendo inclusão e fortalecendo a saúde da população, segundo Larissa.
O evento também ilustrou a acessibilidade do esporte, permitindo que todos cruzassem juntos a linha de chegada.
Um aspecto destacado na edição deste ano foi o foco na inclusão. Diversas categorias foram criadas para Pessoas com Deficiência (PCD), incluindo atletas cadeirantes, amputados e aqueles com deficiência visual e mobilidade reduzida. Modalidades também incentivaram a participação de condutores e familiares, ampliando o alcance da iniciativa.
Dayane dos Santos, coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, afirmou: “Trabalhamos intensamente a questão da inclusão, oferecendo categorias que normalmente não estão presentes em outras corridas.”
As experiências dos participantes refletiram essa proposta inclusiva. Carla Moreira, atleta que correu na prova de 3 km ao lado de seu sobrinho Lucas, destacou a emoção do momento e a importância da corrida para pessoas com deficiência. Já Jaqueline Carvalho, que participou pela primeira vez, elogiou a organização do evento: “Me senti segura durante todo o percurso, foi tudo muito bem planejado.”
O evento atraiu até participantes de outras cidades, como o jovem Estevão Horais, de 13 anos, que chegou de Cuiabá e foi um dos primeiros a cruzar a linha de chegada.
Além das modalidades inclusivas, a prova incluiu categorias tradicionais, como os geral masculino e feminino (5 km e 10 km), “Sesi na Pista” e trabalhador da indústria, permitindo a participação tanto de iniciantes quanto de atletas experientes.
A estrutura do evento também enfatizou o cuidado com o bem-estar dos participantes, com pontos de apoio ao longo do percurso e uma área de recuperação que oferecia frutas, crioterapia e massagem, garantindo uma experiência acolhedora e segura.
Os resultados oficiais da prova já estão disponíveis e podem ser acessados conforme informado.
Principais vencedores por categoria:
- 10 km – Geral Feminino:
- 1º Camila Aparecida da Conceição – 00:42:13
- 2º Ivone Terezinha Bassegio – 00:43:49
- 3º Francieli Daltroso – 00:47:47
- 10 km – Geral Masculino:
- 1º Giovanny de Sousa Nogueira – 00:38:02
- 2º Francisco de Assis Moura – 00:39:25
- 3º Antonio Pedro Caetano Araújo – 00:40:31
- 5 km – Geral Masculino:
- 1º Wellington Mota dos Santos – 00:18:15
- 2º Douglas William Alves Ruiz – 00:19:11
- 3º Ediel Donizete Salviano – 00:19:33
- 5 km – Geral Feminino:
- 1º Janete Rocha dos Santos – 00:23:27
- 2º Lurdinha Sena – 00:24:38
- 3º Juliana Spaziani – 00:24:53