13 servidores e 4 pacientes de Caps estão com Coronavírus em Mato Grosso

Treze profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), em Cuiabá, foram diagnosticados com Coronavírus, além disso 4 pacientes também contraíram a doença. A informação foi confirmada pela própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), na noite desta segunda-feira (6).

Os profissionais foram afastados de suas obrigações e estão cumprindo isolamento e quarentena. A SES informou que adotou as medidas de segurança tanto para os servidores, quanto para os pacientes.

Todavia a Ses não divulgou quais são os servidores, muito menos os pacientes e também assegurou que com base na Lei de Acesso à Informação e ao Código de Ética Médica, não detalhará casos isolados e não divulgará informações de caráter particular, visto que a exposição irresponsável pode gerar diversos conflitos para os envolvidos.

Dos 17 casos, grande parte são sintomáticos leves ou assintomáticos, isto é, não manifestou sintomas.

A SES procedeu com a desinfecção das instalações da unidade. Além disso, a equipe técnica faz o acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos.

Atualmente o estado registra 76 casos confirmados. Mais uma pessoa se curou da doença em Mato Grosso, ao todo 11 pacientes não estão mais com o Coronavírus. Conforme a SES, dos 76 casos confirmados, 13 estão hospitalizados, sendo 10 em UTI’s e 3 em enfermarias. As outras 63 estão em isolamento domiciliar.

Sinop

Conforme o inciso 6º do artigo 12  do 2º parágrafo, do decreto 73/2020, do dia 3 de abril, os serviços coletivos e as atividades realizadas nos Cras e nos Creas, serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, inclusive a visitação nos abrigos de idosos em Sinop está proibida, pelo menos até o dia 30 de abril.

A medida foi adotada pela prefeitura como prevenção a proliferação do Coronavírus no município.

Atualmente 4 casos estão confirmados no município. Nesta segunda (6), o exame de uma mulher de 35 anos deu positivo para a doença. Ela segue em isolamento domiciliar. A família dela também realizou o exame e aguarda os resultados.

primeira confirmação da Covid-19 em Sinop foi a do secretário adjunto de saúde, Wirciley Fonseca, de 45 anos, que está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antônio.

A segunda confirmação é do secretário de Saúde, Kristian Barros, que teve contato direto com Wirciley, inclusive foi quem encaminhou o adjunto ao Hospital Regional. Kristian está em isolamento domiciliar.

O terceiro caso confirmado é de uma enfermeira que estava na linha de frente no combate ao Covid-19 em Sinop.

CapsCoronavírusCuiabáProfissionais
Comentários (0)
Fazer Comentário