Rota do Oeste diz que adesão de pagamento automático em pedágios cresceu

De acordo com a empresa, esse aumento pode ser considerado um reflexo da pandemia de coronavírus.

A adesão ao sistema de Identificação Automática de Veículos (AVI), registrou um crescimento gradual de 50 para 56% nos pedágios da BR-163, em Mato Grosso. Esse número está dentro de um levantamento feito pela Rota do Oeste, concessionária que administra a rodovia. A empresa comparou dados de janeiro a junho deste ano.

O AVI é um sistema de pagamento automático, por meio eletrônico, da tarifa cobrada pelo pedágio da rodovia. De acordo com o gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, esse aumento pode ser considerado um reflexo da pandemia de coronavírus, além do interesse em garantir o distanciamento social.

“Os nossos registros demonstram um crescimento na quantidade de veículos de passeio utilizando as pistas AVIs no norte, onde foi feita a distribuição dos equipamentos”, destacou Ferreira, lembrando das Tags distribuídas em uma campanha feita pela concessionária em abril, como medida preventiva ao contágio do vírus.

É possível consultar as informações para aderir ao sistema de cobrança automática, através do site oficial da Rota do Oeste. (Foto: Reprodução)

Para o gerente Wilson, a adesão ao novo sistema é benéfica à viagem e também ao veículo, evitando a preocupação e diminuindo o desgaste do automóvel.

“A viagem é mais rápida e mais prática, pois não precisa parar na cabine de pedágio; diminui o desgaste do veículo; elimina a preocupação de andar com dinheiro; e com a pandemia garante o distanciamento social”, enfatizou Wilson.

Para aderir à modalidade de pagamento eletrônico, os interessados devem escolher uma das empresas que oferecem o serviço e solicitar a tag. Os endereços dos sites podem ser conferidos no site da Rota do Oeste.

Todas as praças de pedágios da BR-163 estão equipadas para o recebimento eletrônico da tarifa, os AVIs. O sistema permite o pagamento automático de pedágios por meio de um pequeno aparelho de comunicação via rádio instalado no veículo, chamado de tag.

Neste sistema, o usuário não precisa parar nas praças e pode escolher entre o pagamento pré ou pós-pago.

A Tag é uma espécie de adesivo, onde é inserido um código para identificação do pagamento, no momento em que um veículo se aproxima de uma praça de pedágio. Confira logo abaixo, algumas vantagens em utilizar uma Tag.

  • É mais prático e rápido;
  • Não precisa andar com dinheiro;
  • Como não precisa parar para pagar, diminui o tempo de viagem;
  • Reduz o desgaste do veículo;
  • E em tempo de pandemia, diminui o contato com o dinheiro e pessoas.
Veja quais são as tarifas para cada praça de pedágio, da BR-163. (Foto: Reprodução)
BR-163cobrança automáticaCoronavírusCovid-19PedágioRodoviasrota do Oeste