Registros de arma de fogo em Sinop aumentam quase 300%

Em 2020, o número de processos de aquisição de arma de fogo é quase o triplo, se comparado aos primeiros seis meses de 2019.

Com o avanço tecnológico e desenvolvimento de Sinop e municípios da região, muitas pessoas acabam tendo o medo da criminalidade. Diante disso, a população tende a buscar seus próprios recursos, afim de garantir a sua segurança e de sua família. A insegurança e o medo são fatores que podem estar interligados.

De janeiro a julho de 2020, os processos de aquisição de arma de fogo, registrados pela Polícia Federal de Sinop, quase que triplicaram, se comparado aos primeiros seis meses do ano passado. De janeiro até julho de 2019, foram registrados 404 processos de aquisição, já em 2020 – no mesmo período – foram 1.204 processos.

A insegurança e o medo são fatores que podem estar interligados. (Foto: Reprodução)

Ainda existem outros processos de tramitação, relacionados à arma de fogo, pela Polícia Federal. Em entrevista no Jornal da 93 FM, o delegado da Polícia Federal de Sinop, Dr. Samir Zugaibe, disse que uma alteração legislativa permitiu que as pessoas tivessem mais interesse em adquirir uma arma de fogo.

“O procedimento é o mesmo, no ano passado a população naturalmente passou a requerer mais, a comprar mais, e há aproximadamente um ano teve uma portaria do exercito brasileiro que alterou o que é arma de calibre restrito e o que é arma de calibre permitido. Isso fez com que muita gente que tem um 38 ou uma 380 quisesse comprar uma .40 ou 45 que hoje é arma de calibre permitido”, disse o delegado.

Acompanhe a entrevista com o delegado da Polícia Federal de Sinop, pelo Spotify da 93 FM.

No ano de 2019 foram 2.972 processos registrados pela Polícia Federal, apenas na unidade de Sinop, entre aquisição, registro, renovação e transferência de arma de fogo. Para que uma pessoa possa adquirir uma arma de fogo, é necessário realizar um procedimento legal, através da Polícia Federal.

Já em 2020, apenas nos seis primeiros meses, foram registrados 2.791 procedimentos de tramitação para aquisição, renovação, transferência ou registro de arma de fogo. De janeiro deste ano até o dia 6 de julho, foram registrados 34 boletins de ocorrências, sendo por roubo, furto ou extravio de armas.*(Rômalo Bessa com Anderson Hentges)*

 

Qual é o processo?

somente após estar de posse do Certificado de Registro de Arma de Fogo – CRAF e da guia de trânsito, o interessado poderá se dirigir ao estabelecimento comercial para a retirada da arma. (Foto: Reprodução)

Para que uma pessoa possa comprar uma arma de fogo no Brasil, é necessário realizar um procedimento legal, através de uma unidade da Polícia Federal. O primeiro passo é fazer a solicitação no site oficial de requerimento de arma de fogo da Polícia Federal. Também é preciso imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Também é necessário ter idade mínima de 25 anos, exceto para os cargos definidos no artigo 28 da Lei 10.826/03, para que uma pessoa possa adquirir e possuir uma arma de fogo no Brasil.

Veja a tabela de Referência nacional dos honorários de psicólogos.

Após imprimir a GRU, o cidadão deve realizar o pagamento e obter o seu comprovante, além de realizar uma avaliação psicológica para concessão de registro, porte ou aquisição de arma de fogo (válido por um ano). Todo esse procedimento de solicitação pode ser feito online, através do site oficial da Polícia Federal.

  • Quando tiver em mãos:
  • Requerimento assinado;
  • Comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento (GRU);
  • Uma foto 3×4 recente;
  • Original e cópia do RG e CPF;
  • A comprovação de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizado em prazo não superior a 01 ano, por um psicólogo credenciado à Polícia Federal;
  • Comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo, realizado em prazo não superior a 01 ano, que deverá ser atestado por instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal;
  • Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita, com data de emissão de até 30 (trinta) dias;
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone) com data de emissão de até 30 (trinta) dias. Caso o imóvel esteja em nome do cônjuge ou companheiro (a), apresentar Certidão de Casamento ou de Comunhão Estável.

Tendo toda a documentação necessária – acima exposta – em mãos, o cidadão pode ir até uma unidade da Polícia Federal para seguir para os próximos passos. Em Sinop, o prédio da Polícia Federal está localizado na Avenida das Figueiras, Nº. 1115, setor comercial.

Uma nova legislação permite o uso de novos calibres, que antes eram restritos. (Foto: Reprodução)

Se o interessado não for o titular do comprovante de residência, nem seu cônjuge ou companheiro(a), deverá apresentar DECLARAÇÃO com firma reconhecida do titular da conta ou do proprietário do imóvel, sendo que a assinatura presencial do titular do comprovante de residência dispensará o reconhecimento de firma.

Após a solicitação feita à PF, o cidadão poderá acompanhar o andamento do processo através de um site disponível para tal. De posse da autorização de aquisição de arma de fogo devidamente impressa, o interessado dirigir-se-á à loja de sua preferência para a compra.

Logo após a compra, o interessado deverá, num prazo de 15 (quinze) dias, requerer o registro de arma de fogo, mediante o preenchimento do requerimento correspondente, conforme orientações constantes da opção REGISTRO DE ARMA DE FOGO.

 

Assista a entrevista do delegado da PF em Sinop, Samir Zugaibe, no Jornal da 93 FM.

aquisição de arma de fogoarmas de fogoPFpolícia federalProcessoregistro de arma de fogosinop
Comentários (0)
Fazer Comentário