Recuperado do Coronavírus, secretário adjunto de Sinop morre após infecção

Wircylei já havia se recuperado do Coronavírus, mas contraiu uma infecção

*Atualizada às 10h00 para acréscimo de nota.

O secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wircylei Fonseca, morreu no final da noite dessa sexta-feira (24), após  ter ficado cerca de 27 dias internado. Ele já estava recuperado do Coronavírus, portanto a causa da morte não está atrelada à doença.

O Hospital Santo Antônio, onde ele estava internado, emitiu uma nota e confirmou que Wirciley não morreu por Coronavírus, mas que o tempo de internação exigiu outros meios para assegurar a vida dele, todavia o corpo ficou debilitado o que ocasionou um choque séptico, que é uma infecção generalizada que causa falência de órgãos e pressão arterial.

“Mesmo após exame de controle para Covid – 19 (PCR) negativo, este tempo prolongado em decorrência do quadro grave exigiu que muitos meios fossem utilizados para manutenção da vida, entre os quais, por exemplo, hemodiálise, monitoração invasiva, sondas, cateteres e que apesar de serem extremamente necessários, podem contribuir para eventuais complicações”.

O velório acontece durante a manhã deste sábado (25) e o sepultamento será às 16h no cemitério de Sinop.

De acordo com a  cunhada de Wircylei, houve uma complicação no quadro de saúde dele após a recuperação. “Você foi um guerreiro que lutou pela vida, o covid-19 já havia ido embora há dias, mas as consequências foram devastadoras e assim no dia 24/04/2020 se ciclo se encerrou entre nós”, escreveu Amanda Gomes em sua rede social.

O adjunto contraiu uma infecção bacteriana após ter se recuperado, por isso permaneceu internado. O quadro dele já havia melhorado 60%, mas infelizmente  ele não resistiu.

No dia 2 de abril houve a confirmação de que Wircylei havia contraído o vírus. Na mesma ocasião o secretário municipal de saúde Kristian Barros e uma enfermeira também contraíram a doença, todos servidores da saúde e da linha de frente no combate ao Covid.

Wircylei foi regulado para o Hospital Regional no dia 23 de março, mas, por escolha da família, foi transferido para uma unidade particular. Ele respirava com a ajuda de aparelhos e aos poucos foi apresentando melhora até quando não precisou mais a ajuda dos respiradores.

No dia 8 de abril o adjunto apresentou uma melhora significativa, considerada de 60% pelas equipes médicas, o que foi divulgado pelo secretário de Finanças de Sinop, Astério Gomes, que é sogro de Wircylei.

De acordo com a prefeitura de Sinop, Wirciley de Oliveira Fonseca era servidor efetivo desde 06 de outubro de 2005, cargo de engenheiro sanitarista, na Secretaria Municipal de Saúde.

Leia a nota na íntegra do hospital:

O Hospital Santo Antônio comunica o falecimento do paciente Wirciley de Oliveira Fonseca, de 45 anos. O óbito aconteceu na noite de ontem, sexta-feira, 24, por volta das 22h, por choque séptico.

O paciente foi admitido no final do mês de março por um quadro de insuficiência respiratória aguda onde foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva, sendo testado positivo para Covid-19.

Preparado naquele momento há mais de duas semanas para a pandemia que assola o Brasil e o mundo, o Hospital Santo Antônio utilizou, ao longo desses 27 dias de internação, de todos os recursos necessários na tentativa de uma solução e evolução clínica favorável contra o vírus.

Quando abordamos pacientes com Covid – 19, é importante destacarmos que todos os eventos se complementam, ou seja, não há causa única na evolução do quadro.

Ao apresentar os sintomas, houve evolução para insuficiência respiratória aguda, sendo necessário ventilação mecânica e uso de medicamentos para sedação e manutenção do quadro.

Mesmo após exame de controle para Covid – 19 (PCR) negativo, este tempo prolongado em decorrência do quadro grave exigiu que muitos meios fossem utilizados para manutenção da vida, entre os quais, por exemplo, hemodiálise, monitoração invasiva, sondas, cateteres e que apesar de serem extremamente necessários, podem contribuir para eventuais complicações.

É importante destacar que todas as medidas necessárias foram tomadas, mas infelizmente existem situações que vão além da equipe ou dos procedimentos realizados e que podem determinar desfechos desfavoráveis, tais como comorbidades (doenças prévias), gravidade do quadro infeccioso e resposta do paciente ao tratamento instituído.

Wirciley de Oliveira Fonseca era secretário adjunto de saúde e servidor de carreira da Prefeitura de Sinop. Sempre engajado com causas nobres e humanas, era bastante querido por todos os companheiros de trabalho e boa parte da população. Ele deixa esposa e dois filhos.

Hospital Santo Antônio

25 de abril de 2020

 

 

 

 

AdjuntoComplicaçõesinfecçãoSecretáriosinopUTI
Comentários (0)
Fazer Comentário