Retorna ao Médio-Norte e Oeste do Mato Grosso o Rally da Safra

Acesse e acompanhe o trabalho das equipes, o roteiro completo da expedição e por quais cidades o Rally passará.

Na terceira semana do Rally da Safra duas equipes vão realizar o trabalho de campo no Mato Grosso, porém percorrendo regiões diferentes, para atender as medidas de distanciamento social em virtude da Covid-19.  A partir do dia 08 de fevereiro, as Equipes 6 e 7 vão percorrer áreas de soja da região Médio-Norte e Oeste do Mato Grosso. Partindo de Cuiabá, a Equipe 6 vai passar pelos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, onde finaliza  a etapa no dia 12 de fevereiro.  Os técnicos da Equipe 7, também partindo de Cuiabá, vão visitar Comodoro, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis e retornam para Cuiabá no dia 12 de fevereiro, onde a etapa será finalizada.

(Reprodução)

O Médio-Norte e o Oeste do Mato Grosso foram visitados pelos técnicos do Rally da Safra na última semana de janeiro deste ano. Na ocasião, o trabalho de campo avaliou as lavouras de soja precoce.  A expedição técnica identificou que o clima seco nos meses de setembro e outubro, época da implantação da soja precoce, afetou o potencial produtivo das plantas nas duas regiões. A falta de água no período de enchimento dos grãos formou vagens com poucos grãos e mais leves. Os técnicos do Rally da Safra estimam redução do potencial produtivo em torno de 7% a 8% nas lavouras de soja precoce.

Nesse período, foram observadas também as lavouras de plantio médio e tardio que ainda estavam iniciando o desenvolvimento. Essas lavouras receberam um pouco mais de água durante a sua implantação, porque houve regularidade das chuvas após dezembro e janeiro. Na primeira avaliação em janeiro, a equipe do Rally da Safra identificou que as sojas médias e tardias estavam se desenvolvendo em uma situação superior às lavouras precoces, porém ainda em estado de recuperação. Agora a expectativa é que ao longo de fevereiro as lavouras médias e mais tardias recuperem o potencial produtivo.

(Reprodução)

O cenário atípico de falta de chuva nos primeiros meses da safra de soja no Mato Grosso afetou também o calendário do algodão segunda safra e parcialmente o do milho safrinha. A estimativa pré-rally indica que os produtores do Mato Grosso devem colher em torno de 55,5 sacas por hectare, redução de 7,5% em relação à safra passada, quando colheram 60 sacas por hectare.

Nas avaliações das lavouras de soja os técnicos apuram informações como rendimento das primeiras áreas, peso de grão, capacidade de recuperação das lavouras afetadas pela seca, impacto da seca no stand de plantas das lavouras mais precoces do Mato Grosso, condição climática durante a colheita, presença de grãos ardidos, manejo de pragas e doenças, calendário de implantação do milho safrinha e nível de tecnologia do milho safrinha.

Para respeitar as normas de distanciamento social, implantadas por causa da Covid-19, o Rally da Safra  está sendo realizado com maior número de equipes e um grupo menor de integrantes por carro, para garantir a segurança da equipe. A realização de visitas aos produtores e de eventos regionais estará condicionada ao cenário da pandemia no Brasil e seguirá todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde. A expedição técnica terá forte presença da comunicação digital, com reuniões virtuais com agricultores por meio de plataformas de videoconferência, eventos na internet e a nova TV Rally.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2021 chega à 18ª edição com patrocínio do Banco Santander, Phosagro, FMC e Rumo, e o apoio da Plant UP, Unidas Agro, FIESP e Universidade Federal de Mato Grosso.

Confira o roteiro:

EQUIPE 6

DATA                SAÍDA (manhã)                UF                    OBSERVAÇÃO

07/fev                  Cuiabá                            MT               Concentração da Equipe

08/fev              Nova Mutum                       MT                      Pernoite

09/fev              Lucas do Rio Verde            MT                     Pernoite

10/fev                Sorriso                              MT                     Pernoite

11/fev                Sorriso                              MT                      Pernoite

12/fev                 Sinop                               MT                Final-dispersão Equipe

 

EQUIPE 7

DATA                SAÍDA (manhã)                UF                    OBSERVAÇÃO

07/fev                  Cuiabá                            MT               Concentração da Equipe

08/fev               Comodoro                         MT                      Pernoite

09/fev              Campos de Júlio                MT                     Pernoite

10/fev       Campo Novo do Parecis           MT                     Pernoite

11/fev        Campo Novo do Parecis          MT                      Pernoite

12/fev                Cuiabá                              MT                Final-dispersão Equipe

COM ASSESSORIA

Leia também- Homem Morre Em Gravíssimo Acidente Em Sinop

Acompanhe essa e outras informações no Jornal da 93FM 

Mato GrossoRally da SafrasafrasinopSorriso
Comentários (0)
Fazer Comentário