Protocolos de segurança guiam retorno às aulas do Colégio Marista Santo Antônio

Instituição conta com um plano de prevenção para combater o coronavírus

O Colégio Marista Santo Antônio retoma as aulas presenciais em sua totalidade, nesta segunda-feira (18), após seguir o decreto Municipal 087/2020, que determinou o retorno gradativo das atividades ao longo do mês de maio. Para receber os cerca de 200 estudantes da Educação Infantil, ao Ensino Médio, a instituição organizou uma Plano de Prevenção ao covid-19, que padroniza e organiza as iniciativas de prevenção, servindo como um guia para o dia a dia escolar.

O documento foi produzido em conjunto com o Grupo de Trabalho criado pela Rede Marista especificamente para chegar aa soluções relacionadas ao novo coronavírus. A equipe é composta por diretores de unidades maristas e membros da Estrutura Executiva da instituição, e tem as decisões validadas pelo Dr. Fabiano Ramos, Chefe do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS, empreendimento da Rede Marista localizado em Porto Alegre.

O plano prevê a organização dos trabalhos na escola a partir da premissa da preservação da saúde e cuidados com os estudantes, professores, colaboradores e a comunidade. Para todos os processos, foram estabelecidos os padrões dos procedimentos diários, revisados os protocolos de acesso e conduta, além de organizada a comunicação e o alinhamento junto à comunidade educativa.

Ações realizadas com a comunidade

Uma das principais medidas do Colégio para que a retomada das aulas seguisse de forma segura e tranquila foi organizar o retorno gradual dos estudantes, com escalonamento dos horários (de 10 em 10 minutos) de entrada e saída das turmas. Os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais voltaram a frequentar a escola no dia 4/5, e os dos Anos Finais em 11/5 e dia 18/5, as turmas do Ensino Médio.

O Colégio também mantém a organização das atividades domiciliares no mesmo período das aulas presencias para as famílias que optaram por permanecer em isolamento. Para isso, há um educador que media e auxilia os estudantes que estão em casa, para tirar dúvidas e interagir com o professor que ministra a aula.

Um dos protocolos que envolvem os estudantes é a verificação e registro de temperatura no início de cada turno. Se for identificada febre (a partir de 37,2°), os responsáveis serão contatados para que o estudante possa ir para casa. O uso de máscara é exigido e os alunos deverão trazer uma reserva na mochila. O uso de garrafinhas de água individuais também é obrigatório, já que os bebedouros só estão disponíveis para reabastecimento dos recipientes. A parceria entre família e escola também é essencial para que as medidas de segurança sejam aplicadas. Por isso, além de auxiliar na orientação das crianças e adolescentes, os pais estão cientes que não tem acesso permitido aos espaços físicos do Colégio para evitar aglomerações.

 

Mobilização dos educadores

Ciente da importância de assegurar os protocolos, o Marista Santo Antônio realiza capacitação com todos os professores e colaboradores, para estudos do plano e definições da rotina e boas práticas de higienização na aplicação do plano junto à comunidade educativa.

Algumas práticas diárias são:

Realizar a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel
Verificar temperatura diariamente no ingresso ao Colégio
Usar máscaras durante todo expediente
Receber treinamento e formação sobre os protocolos de higienização e retorno às aulas
Incentivar os estudantes para a constante higienização das mãos
Manter obrigatoriamente o distanciamento de 1,5m
Receber capacitação para identificação de casos de síndrome gripal

“O cenário atípico atual nos desafia a exercer um olhar de cuidado individual e com o outro. Dessa forma, precisamos adaptar a forma como nos relacionamos em comunidade, a fim de preservar a vida​, essa é uma das premissas do nosso plano de prevenção”, explica o diretor do Marista Santo Antônio, Ir. Claudiano Tiecher. “É tempo de cuidar da vida e preservar a saúde dos estudantes, professores, colaboradores, famílias e a comunidade de um modo geral. A grande oportunidade desse início gradativo está sendo a capacidade que estamos tendo de implementar novas rotinas e orientar cada estudante individualmente”.

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