Primeira pedagoga surda se forma na Unemat de Sinop

A primeira aluna surda do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop, Débora Kamila, se formou e colou grau na noite dessa quinta-feira (15).

Em sua página nas redes sociais, a nova pedagoga expressou sua felicidade em conquistar o seu maior sonho. “Obrigada Deus por esse momento, por esses 4 anos em que sempre tive certeza da minha profissão. Aos meus amigos por todo apoio de sempre, por estarem ao meu lado em todos os momentos. E aos meu pais e madrasta por me proporcionarem a realização deste sonho, por me apoiarem em todas as minhas dificuldades que enfrentei nesse período”, escreveu.

Leia também: Jovem com paralisia cerebral se forma em enfermagem

Com o auxílio do intéprete Yaron Sales, Débora concedeu uma entrevista para o Programa SBT Comunidade, e assegurou que não foi fácil concluir a faculdade. “Realmente foi muito difícil entrar e continuar esse curso, devido a falta de comunicação que tinha no grupo. Eu era a única aluna surda no meio de tantos ouvintes. Mas com muita insistência e pensamento positivo eu consegui chegar até aqui. Claro que passei por muita coisa difícil, muito sofrimento em minha vida”.

Para o diretor da Faculadade de Educação e Linguagem (Fael), da Unemat da Sinop, João Batista, não haviam dúvidas de que Débora alcançaria seu objetivo. “Muito aplicada, sempre se empenhava, estava à frente das atividades que eram propostas, aquela aluna que sempre cobrava dos professores. Sempre tinha um intéprete pra ajudá-la a monitorar na questão da discussão em sala de aula e na confecção dos trabalhos”.

Agora que se formou, a intenção de Débora é ajudar, não só os surdos, mas também toda a comunidade. “Ser a primeira professora surda pedagoga da cidade, vai poder ser de muito auxílio para toda a comunidade surda e ouvinte”, conclui. (Colaborou TV Cidade – SBT Sinop)

Foto: Reprodução TV Cidade SBT Sinop