PRF faz operação para fiscalizar ônibus escolares

A operação tem como foco os veículos de transporte escolar

Uma nova fase da “Operação Volta às Aulas 2020” foi deflagrada nessa segunda-feira (9), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de fiscalizar veículos de transporte escolar. A primeira fase da operação ocorreu na primeira quinzena do mês de fevereiro.

De acordo com a PRF, as fiscalizações específicas tem como objetivo detectar eventuais irregularidades na prestação de serviço no transporte escolar.

Um dos pontos que é analisado pelos policiais rodoviários federais é em relação ao motorista desses ônibus. O condutor de um veículo de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran.

Já em relação aos ônibus em específico, além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível, faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira, registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo), cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

Apenas nessa segunda foram fiscalizados 26 veículos, confeccionados 40 autos de infração e 01 veículo recolhido para o pátio.

Operação

A PRF em todo Estado procedeu palestras de educação para o trânsito aos motoristas do transporte escolar e demais envolvidos, demonstrando a importância do cumprimento as normas de trânsito, desde a forma de condução dos motoristas, condições do veículo e documentação atualizada, gerando também debates para sanar dúvidas. (Com assessoria)

FiscalizaçãoMato GrossoÔnibus EscolarOperaçãoPRFvolta às aulas
Comentários (0)
Fazer Comentário