Petrobrás anuncia reajuste de 30% no preço do gás natural

O preço do gás terá um reajuste a partir do dia 1° de maio, segundo anuncio feito pela Petrobrás, nesta segunda-feira (05). Acesse e veja mais detalhes.

A Petrobras informou nesta segunda-feira (5) que vai elevar, a partir de 1º de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras. A alta será de 39% em R$/m3, com relação ao último trimestre. Medido em US$/MMBtu, o aumento será de 32%.

“A variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio”, afirma a Petrobras em nota.

Diferente dos preços de outros combustíveis, como gasolina, diesel e GLP, as atualizações dos preços do gás natural ocorrem a cada três meses. Segundo a estatal, o petróleo acumulou alta de 38% entre janeiro e março, meses que são referência para o atual reajuste.

A Petrobras ressalta que “o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”.

(Com Terra MT Digital)

ERRATA: Em primeiro momento veiculamos esta notícia com a imagem de gás de Cozinha dando entendimento que o reajuste, seria para tal produto. Mas na verdade, o gás citado em matéria é o Gás Natural, na qual existem diferenças com o comum armazenado em botijão. Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de informar as diferenças entre o Gás de Cozinha para o Natural. 

Saiba a diferença entre o Gás GLP (Cozinha), e Gás Natural.

O gás GLP é o famoso gás de cozinha armazenado no botijão de gás e composto pela mistura dos gases butano e propano. É uma substância mais pesada que o ar e quando misturado ao oxigênio tem a capacidade de formar uma mistura inflamável, que no contato com uma fonte de energia dá origem ao calor e a chama. Dependendo da intensidade é isso que causa explosões. O gás GLP não contém cheiro, por isso que é adicionado uma substância chamada mercaptano, por isso sentimos o cheiro quando ocorrem vazamentos.

O gás natural é oferecido de forma encanada e, assim como o petróleo, é resultado da degradação da matéria orgânica como fósseis de animais, por isso é conhecido também como combustível fóssil. Ele contém uma substância mais leve que o ar, por isso acaba sendo mais seguro que o GLP. Na sua composição encontramos principalmente o metano e etano, sua chama é inodoro e incolor, o que gera uma queima mais limpa, porém possuí uma chama mais instável.

Os dois tipos de gás são usados na preparação de alimentos no fogão e para aquecer a água do chuveiro, porém o gás natural é utilizado por diversos tipos de indústrias. Ambos estão sujeitos a acidentes e precisam de cuidados desde a sua instalação até o seu uso no dia a dia.

 

Leia também- Após Assediar Amigo, Homem De 56 Anos É Morto A Tiros

Acompanhe essa e outras notícias no Jornal da 93FM

Gás NaturalMato GrossoPetrobrasReajuste no preço
Comentários (0)
Fazer Comentário