Período de chuva contribuí para proliferação de caramujos; saiba como eliminá-los

Com o período de chuva a umidade do ar aumenta, bem como as vegetações, o que torna a reprodução de caramujos mais frequente. Isso é preocupante, principalmente devido as doenças que esse molusco pode transmitir.

As principais doenças causadas pelo caramujo são a esquistossomose ou simplesmente barriga d’água, meningite eosinofílica e a estrongiloidíase.

A contaminação com as doenças causadas pelo caramujo podem acontecer ao ingerir sua carne mal cozida, entrar em contato direto com suas secreções, já que elas estão repletas de parasitas, ou comer alimentos contaminados com estas secreções. No caso da esquistossomose, a pessoa pode não ter nenhum contato direto com o caramujo mas ao entrar em águas poluídas, pode ser infectado, desenvolvendo vermes intestinais.

Conforme o veterinário Joacir de Jesus, os caramujos não são oriundos do Brasil, além disso são hermafroditas e se auto fecundam. “Eles se multiplicam acentuadamente, cada indivíduo pode botar de 40 a 500 ovos”, explica.

Conforme o veterinário, deve haver um cuidado na eliminação desse molusco. Joacir orienta que eles não podem ser esmagados e sim capturados e enterrados. “Em primeiro lugar usar luvas, pegá-los e colocá-los em um buraco com cal e em seguida jogar terra em cima”.

Além disso, Joacir afirma que em últimos casos pode se jogar sal neles, já que o líquido que os caramujos soltam são prejudiciais para a saúde. “Você pode ter animais domésticos que podem ingerir, até morrer, podem ter crianças que também podem ingerir”, conclui.

Ouça as dicas do veterinário Joacir de Jesus

CaramujosCUIDADOSdoenças
Comentários (0)
Fazer Comentário