Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pode ser concedido à iniciativa privada

De acordo com informações, a concessão poderá trazer avanços para o turismo local.

A concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT), pode acontecer ainda neste ano, pois já foi autorizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente, é quem faz a gestão atual.

O prazo para que a iniciativa privada apresente o projeto para a concessão está disponível até o mês de março, para ser discutido em audiência pública. De acordo com informações, a concessão poderá trazer avanços para o turismo local, melhorando as condições das trilhas, recepção dos turistas e outras demandas de infraestrutura.

Mesmo concedido à iniciativa privada, o parque continuará sob a supervisão do ICMbio, assim como sob fiscalização do governo federal. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo do estado, Jefferson Preza Moreno, o estado fez ponderações e sugestões durante a elaboração do projeto.

Foram apresentadas as principais dificuldades do turismo local, assim como os benefícios desta concessão. Sobre os constantes incêndios ocorridos no parque durante o período de estiagem, o secretário defendeu que a empresa que ganhar a concessão terá condições financeiras de investir em uma aparato maior para conter as chamas.

“A empresa que ganhar a concessão, terá mais condições de investir em ações preventivas, em formação de brigadistas e toda a estrutura necessária controle de incêndios”, comentou

A forma de concessão ainda está sendo discutida, assim como o prazo para que o processo seja definido. Em dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que autoriza a concessão do Parque Nacional de Chapada à iniciativa privada.

Cachoeira dos namorados em Chapada dos Guimarães. (Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT)

A área de preservação com cerca de 33 mil hectares foi instituída como parque em 1989. O parque está localizada no município da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Além dos vales e morros, os atrativos turísticos incluem cachoeiras, trilhas e mirantes. Dentre os animais encontrados na fauna do local estão onça-pintada, veado-campeiro, bugio, anta, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, lobo-guará, ema e seriema. Papagaios, andorinhões e araras-vermelhas aninham-se nas falésias de arenito. (Com G1 MT)

Chapada dos GuimarãesconcessãoMato GrossoParque NacionalTurismo
Comentários (0)
Fazer Comentário