A Polícia Civil deflagrou hoje a Operação Cesimt, visando o cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão em Nova Mutum.
A ação tem como alvo um jovem investigado por crimes cibernéticos ligados ao armazenamento em nuvem de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante as diligências, um segundo suspeito foi detido em flagrante na residência, portando centenas de imagens de pedofilia em seu celular.
Os dispositivos eletrônicos do alvo principal foram apreendidos e serão analisados pericialmente.
As investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) revelaram que mais de 250 arquivos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil estavam armazenados nas contas pessoais do principal suspeito desde 2023. A unidade empregou técnicas avançadas de investigação digital para determinar com precisão a autoria.
A conduta do investigado é punida pelo artigo 241-B da Lei nº 8.069/90, que penaliza a posse ou armazenamento de registros sexuais explícitos de menores, com pena de reclusão de até quatro anos.
As medidas judiciais visam apreender dispositivos como smartphones e notebooks, bem como buscar elementos que comprovem a materialidade do crime.
O delegado Guilherme Rocha, responsável pela investigação, ressalta que a operação é um reflexo da atuação da Polícia Civil no combate a crimes na internet, que oferecem uma falsa sensação de anonimato aos infratores.
“A pesquisa demonstra a alta capacidade técnica da Polícia Civil de Mato Grosso em identificar e localizar criminosos que se escondem atrás da internet”, afirmou Rocha por meio da assessoria.