Operação Aguapey desmonta quadrilha; 14 estão presos pela PF

O número de pessoas presas durante a Operação Aguapey já está em 14, ela foi deflagrada nessa quarta-feira (6)

O número de pessoas presas durante a Operação Aguapey já está em 14, ela foi deflagrada nessa quarta-feira (6), e investiga uma organização criminosa que grilava terras em Mato Gross o na fronteira com a Bolívia.

A operação conta com mais de 100 agentes da Polícia Federal. Assim como já foi noticiado pela 93 FM, são 43 mandados expedidos pela Justiça em Porto Esperidião, sendo de prisão preventiva, prisão temporária e busca e apreensão nas cidades de Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda.

Munições, espingardas e armas de calibre 12 foram apreendidas pela Polícia Federal. Entre os itens apreendidos, está um mapa que apresenta algumas marcações em uma propriedade rural não invadida, mas que possivelmente seria alvo da organização criminosa.

Também foi noticiado por este site, que a investigação traz detalhes sobre a quadrilha que já teria algum tipo de envolvimento com outras crimes, além da grilagem de terra. As investigações também apontam que os criminosos atuavam na região há quase dez anos.

Armas apreendidas pela Polícia Federal. Operação Aguapey. (Foto: Divulgação)

Você sabe o que significa o termo Grilagem?

A palavra é utilizada para descrever a antiga prática, utilizada até nos dias de hoje, para envelhecer documentos falsificados, afim de tentar provar uma suposta posse de alguma área de terra.

Esses papeis eram colocados dentro de uma caixa com alguns insetos, os grilos, que ao passar do tempo, os documentos ficavam com uma aparência envelhecida, devido às ações dos insetos.

Por esse motivo, ainda existem pessoas e, as vezes até grupos organizados, que acabam por fazer uma ocupação não legal das terras, principalmente terras públicas, que não tenham um dono privado.

No Brasil, há pessoas que lutam pela iniciativa da Reforma Agrária, mas se pode partir do Governo Federal. Os registros históricos e falas de personalidades demonstram a importância da ação para tais, se tomada pelo Governo.

O que se ouve é que essa reforma possibilitaria ao país uma justiça social, se falando em terras, onde as famílias seriam beneficiadas através da agricultura familiar, a produção e produtividade poderiam aumentar, tendo um alto desenvolvimento rural e sustentável.

A viabilidade econômica também é um foco da reforma, além do desenvolvimento territorial. Para que seja implantada esta reforma, é necessário que se faça com a adoção de instrumentos fundiários adequados a cada tipo de público e a cada tipo de região.

Informações retiradas da Secretaria de Governo do Brasil traz dados onde é possível analisar que entre 2011 e 2014, foram criados 493 projetos de assentamento, em benefício de 107,4 mil famílias, e destinados 2,9 milhões de hectares à reforma agrária.

AguapeyApreendidasArmasFronteiraGrilagemOperação Aguapeypolícia federal
Comentários (0)
Fazer Comentário