Mortes no trânsito de Sinop em 2019 caem mais de 40%; veja a tabela

Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STU) , de Sinop, aponta que o número de mortes no trânsito no perímetro urbano, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, diminuiu 43% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a secretaria, em 2018 houveram 39 mortes no trânsito, já em 2019 esse número caiu para 22. Vale ressaltar que as ocorrências na BR-163 não são contabilizadas nesse levantamento, já que  abrange os acidentes registrados apenas em ruas, avenidas e marginais da cidade, como as perimetrais e a Colonizador Enio Pipino, bem como João Pedro Moreira de Carvalho.

Leia também: Mortes no trânsito em 2018 foram maiores do que em 2017

A tabela abaixo traz o número de óbitos contabilizados bimestralmente em 2018 e 2019.

Os dados revelam que no 1º e no 2º bimestre do ano recorrente, 2019, houve queda nas mortes, sendo duas e uma respectivamente. No ano passado foram quatro no 1º e nove no 2º.

No 3º e no 4º bimestre dos dois anos contabilizados a quantidade de morte se manteve igualitária alcançando seis e sete.

Já no 5º e no 6º bimestre de 2019 também houve redução nas mortes. Foram registradas três mortes em cada um. Em 2018 esses números foram maiores. Neste sentido, nove e quatro. Em 2019 ainda não foi contabilizado o mês de dezembro, além de que no último bimestre deste ano os radares, ou controladores de velocidade já estavam em operação.

 

Leia também: Mais de 1 mil acidentes foram registrados em Sinop no 1º semestre de 2019

 

O que diz a secretaria

De acordo com os números da Pasta a diminuição é sentida especialmente a partir do bimestre julho/agosto. O período coincide com o início dos trabalhos implementados pela Secretaria no tocante à construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos aliando medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização, a partir da implantação e período pedagógico dos controladores de velocidade, iniciado em 25 de agosto.

Na prática, observam os técnicos, as 17 vítimas a menos traduzem os primeiros resultados positivos aferidos no pós-efetivação da política de conscientização e fiscalização.

Alessandro Oliveira, que é Guarda Civil vinculado ao setor de estatística da Secretaria Municipal de Trânsito, aponta que a implementação dos radares fez com que a gravidade dos acidentes que ainda acontecem, diminuísse. “À medida que a cidade cresce, crescem também o número de habitantes e a frota de veículos. Consequentemente, passamos a observar a ocorrência sempre de acidentes pela cidade. No entanto, apesar de continuarem ocorrendo, quando a gravidade dos casos é menor também se registra um impacto direto sobre o número de mortes. A redução nos óbitos já é consequência direta da ampliação das políticas de gestão de trânsito, por meio das campanhas, do controle de velocidade que se pratica na cidade e que influenciam o fator comportamental dos motoristas”, destaca.

Se formos relacionar as mortes em Sinop com a implementação dos radares, concluí-se que houve uma redução de 7 mortes, se contabilizarmos setembro, outubro e novembro de 2019, em comparação com 2018. “Além do foco de conscientização depositado nestes aparelhos, a administração busca com todo seu empenho a redução de óbitos em nosso trânsito como forma de preservação da vida”, complementa Alessandro.

De acordo com a secretaria, entre os principais fatores que ocasionam os acidentes estão o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.

Foto: Reprodução

 

20182019AcidentesDadosLevantamentoMortessinoptransito
Comentários (0)
Fazer Comentário