Moradores de rua passam por triagem e podem retornar para suas cidades

Prefeitura e parceiros levam assistência a moradores em situação de rua

Os moradores de rua em Sinop passaram por uma triagem no Lar Cristão e Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (CARTAS), na manhã desta segunda-feira (21), na intenção de identificar quais são as necessidades reais de cada um, se há usuários de drogas e até mesmo pessoas que desejam retornarem para suas cidades e estados.

A necessidade de tratamento em instituições especializadas no acompanhamento de dependentes químicos reside no fato de, conforme lembra o secretário municipal de Assistência Social, Ademir Bortoli, haver maior parte dos moradores enfrentando problemas como a dependência química (entre drogas ou bebidas).

Todo o trabalho realizado desde o início da manhã é baseado em aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com moradores em situação de risco pessoal e social nos espaços. “Aqueles que aceitarem tratamento serão encaminhados pelos técnicos da Secretaria às entidades terapêuticas. Os demais estarão indo para suas cidades, Estados”.

Desde o ano passado, uma série de iniciativas abrangendo os moradores em situação de rua vem sendo realizada. Resultam de diálogos com representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), forças de segurança e entidades da sociedade civil organizada. Debortoli lembra, também, o papel da sociedade em relação a esse público. “A preocupação da prefeita Rosana e de toda a sociedade é que está vindo muito morador de rua para Sinop e eles têm comentado que, em Sinop, a população faz doação nas ruas. Precisamos que essas pessoas que sejam abordadas não realizem a doação, mas ajudem no direcionamento dessa população para a secretaria de Assistência Social e que possui toda estrutura de atendimento adequado”, reforça o secretário municipal.

Administrador e terapeuta no Cartas, Thiago Nogueira fala sobre a parceria com o poder público municipal no sentido de ofertar o atendimento terapêutico àqueles que desejarem. “Cartas é uma instituição que oferece um tratamento gratuito por parceria com o município para mulheres. Estamos estruturando também para a masculina, dessa forma de tratamento: com pessoas em vulnerabilidade, que vivem em situação de rua e que também merecem uma oportunidade de vencer esse problema que adquiriram, esse problema social”, enfatiza.

Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Sasth, com apoio da Polícia Militar, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e entidades como Ebenezer, Lar Cristão e Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (CARTAS). (Com assessoria)

CartasMoradores de ruaPassagensTriagem
Comentários (0)
Fazer Comentário