Moradores de Nova Guarita observam círculo de luz no céu

Uma internauta fez algumas fotografias e disponibilizou à equipe de Jornalismo da 93 FM.

Um circulo de luz apareceu no céu e chamou a atenção dos moradores do município de Nova Guarita (200 km de Sinop), na manhã desta quinta-feira (28). Imagens circulam em grupos de WhatsApp, onde mostram algo inusitado ou pouco conhecido entre as pessoas.

Ao abrir a imagem é possível visualizar uma espécie de ‘arco-ires’ em um formato circular, e ao centro uma luz branca e forte que, possivelmente, pode ser do sol. Uma internauta fez algumas fotografias e disponibilizou à equipe de Jornalismo da 93 FM.

Halo Solar, formado em Nova Guarita. (Foto: Internauta)

O que poderia ser assustador para alguns pode ser maravilhoso para outros, pois o círculo colorido em volta da luz aparenta tranquilidade e paz. Esse não é o primeiro caso, já houveram outros casos semelhantes à este de Nova Guarita, em outros lugares do país e do mundo.

Algo parecido aconteceu recentemente em uma cidade do interior do estado do Maranhão, onde é possível observar pelo vídeo gravado por um internauta.

Poucas pessoas sabem, mas o fenômeno natural é conhecido por Halo Solar. Trata-se de um círculo de cores que se forma ao redor do Sol, geralmente quando a luz ultrapassa gotículas de gelo na atmosfera, formando a imagem.

Halo Solar formado em Nova Guarita. (Imagem: Internauta)

O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais. O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro.

Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Halo Solar semelhante, em Santa Catarina. (Foto: Emerson Souza)

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras. (Com Brasil Escola / Mariane Mendes)

Veja o vídeo:

CéuHalo SolarLuzMoradoresNova GuaritaSinais
Comentários (0)
Fazer Comentário