Ministro promete duplicação da BR-163 e “dar solução” em contrato com Rota do Oeste

Tarcísio Gomes de Freitas, disse em seu discurso em Sinop, que a BR-163 terá uma nova realidade, a partir de um novo contrato.

O Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, disse em seu discurso no ato inaugural da Inpasa, em Sinop, que a BR-163 terá uma nova realidade, a partir de um novo contrato. De acordo com Tarcísio, o Governo deve dar uma solução para a questão da Rota do Oeste, fazendo com que as obras sejam realizadas.

“Eu sei que a 163 é uma necessidade e ai, quero dizer pra vocês o seguinte, até o ano que vem nós vamos terminar a duplicação de Rondonópolis para Cuiabá, fazendo os contornos que estão faltando. E nós vamos dar uma solução para a questão da Rota do Oeste, muito em breve. Os senhores vão ver uma nova realidade, um novo contrato e essas obras acontecendo, porque a gente sabe que tem que duplicar a 163 até Sinop e ela vai ser duplicada”

Em Sinop, o ministro participou de uma visita técnica na maior indústria de etanol da América do Sul, juntamente com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. A cerimônia aconteceu nas dependências da empresa, localizada a margem da BR-163, em Sinop, Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (18).

De acordo com Roberto Madureira, Gerente de Operações da concessionária Rota do Oeste, empresa que administra a rodovia BR-163, a fala do ministro Tarcísio está alinhada com as propostas de solução que a empresa tem, para a retomada das obras, através do plano de cura do contrato.

“A cura desse contrato, trazendo um cronograma já começando a partir do próximo ano das obras que ficaram para trás, que foram deixadas de fazer no passado. Então eu acho que foi muito positiva a fala dele, de modo que mostra que o ministério da infraestrutura e a ANTT estão trabalhando em alinhamento com o que é melhor para a população”, pontuou o gerente.

Na visita oficial do presidente da República, várias autoridades estiveram presente. (Foto: Vanessa Rodrigues / DNIT MT)

Na oportunidade, o ministro também falou sobre as instalações de ferrovia para o Estado do Mato Grosso, que devem contribuir com o escoamento de grãos da região norte do país até sues destinos finais. Segundo Freitas, um contrato para a construção da Ferrogrão deve ser assinado no mês de Novembro, ligando vários pontos estratégicos do país.

“Vamos assinar o contrato dela em novembro, com a primeira perna já em obra no ano que vem, de Água Boa (MT) até Mara Rosa (GO), ligando Vale do Araguaia a ferrovia Norte-Sul, depois ela vai se estender até Lucas”, enfatizou Tarcísio.

“A gente vai conseguir empreender e trazer a Ferronorte até Lucas. Nós vamos sair com a Ferronorte de Lucas e a Ferrogrão vai se tornar uma realidade. Eu estou impressionado com o apetite dos investidores que acreditam aqui, não só no Mato Grosso, mas na capacidade das pessoas que estão aqui”, concluiu.

Já o presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que ficou feliz em receber o carinho do povo e das pessoas do agro. De acordo com Bolsonaro, o Governo não pode sufocar aquilo que têm garantido a segurança alimentar do Brasil e do mundo.

“Não podemos sufocar aquilo que nós temos aqui, que temos garantido não só a nossa segurança alimentar bem como a segurança alimentar para mais de um bilhão de habitantes no mundo, e fiquei feliz agora quando foi falado que, na próxima década, nós passaremos a alimentar quase três bilhões de pessoas no mundo, isso não é pra qualquer um, é para quem tem coragem, para quem respeita a terra, o meio ambiente e para quem quer o melhor para o seu povo e o seu país”, disse Bolsonaro.

BR-163brasilduplicação da BR-163Jair Bolsonaro em SinopJair Bolsonaro em SorrisoMato GrossoMinistério da InfraestruturaMinistro TarcísioMinistro Tarcísio Gomes de FreitasPolíticaRodoviasrota do Oestesinop