Mato Grosso tem 60 casos da Covid; Nova Mutum e Alta Floresta registram

Os casos confirmados de Coronavírus em Mato Grosso chegaram a 60 neste sábado (4).  A nota informativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgada no início da noite atualiza a situação. Ontem, sexta, eram 44.

Foram confirmados casos em municípios como Nova Mutum, Chapada dos Guimarães e Alta Floresta, além de outras cidades que já haviam confirmações da Covid-19.

Sobre os casos de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SES informou que no total são 358.

Dos 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 47 estão em isolamento domiciliar, sendo nove casos recuperados, e 13 estão hospitalizados; 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias/isolamento.

Um homem de 54 anos morreu na madrugada dessa sexta-feira (3). Ele é a única vítima do Coronavírus em Mato Grosso.

Até este sábado 548 testes deram negativo e 150 estão em análise. Em todo o estado 11 laboratórios já fazem as análises dos materiais biológicos. Seis em Cuiabá, dois em Rondonópolis, um em Cáceres e um em Várzea Grande.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).