Manifestantes invadem sede dos três poderes; Veja como ficou o STF após a ação

Imagens mostram como ficou o STF, após a invasão na tarde deste domingo (08). O Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, decretou intervenção federal em Brasília. Acesse e saiba tudo que aconteceu durante a ação!!!

ATUALIZADO 00H12 – Manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no inicio da tarde deste domingo (08) em Brasília. A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso, e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

As imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa  de conter os manifestantes.

A Polícia Legislativa atuou no local na tentativa de impedir os manifestantes mas sem sucesso. Reforços foram acionados.

Em atualização de informações, a Polícia Civil confirmou a prisão de 300 manifestantes, que foram encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada.

Intervenção Federal decretada por Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) decretou ainda neste domingo (08), intervenção federal em Brasília para retomar o controle da sede dos três poderes. Segundo as informações, o decreto de Lula é previsto até o dia 31 de janeiro.

Lula declarou que “os responsáveis pela depredação e invasões serão encontrados e punidos”. O presidente ainda chamou os manifestantes de “fascistas fanáticos”.

Foi nomeado Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino.

A Polícia do DF, Força Nacional e a Tropa de Choque foram acionados para retomar as sedes dos poderes.  Os manifestantes foram retirados do Palácio do Planalto.

Após essa série de ações, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi exonerado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Imagens mostram como ficou o STF após a ação dos manifestantes

Em um vídeo divulgado pela Agência Brasil, é mostrado como ficou o STF após a ação dos manifestantes na tarde deste domingo (08). Após a depredação no Congresso, os manifestantes invadiram o Palácio do Planalto, onde também subiram a rampa e conseguiram chegar até o terceiro andar, que abriga o gabinete do presidente da República. Em seguida, houve depredação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde foram quebrados vidros e móveis, arrancadas as cadeiras do plenário, em um cenário de destruição.

Veja o vídeo

 

Mauro Mendes emite nota de repúdio sobre as ações

O governador Mauro Mendes se manifestou neste domingo (08), e considerou que a invasão de manifestantes na sede da praça dos três poderes, é um ato de vandalismo.

“Lamentamos e repudiamos os atos de vandalismo ocorrido neste domingo em Brasília. A livre manifestação é um direto constitucional,  desde que exercida com respeito as leis e a Constituição. Informo que em nosso estado as forças de segurança estão mobilizadas e não irão tolerar atos semelhantes ou bloqueios de rodovias.  Qualquer obstrução será coibida com rigor e imposta todas as sanções legais”, afirmou o governador.

 

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no   Jornal Integração