Mãe deixa filhos trancados em casa e acaba presa por abandono de incapaz

Uma mulher, mãe de dois filhos, foi presa por abandono de incapaz em Sinop. A Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia anônima de que ela teria abandonado as das duas crianças, uma de seis e outra de doze anos, sozinhos e trancados em casa, no bairro Jardim Violetas.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O), os vizinhos relataram para a PM que essa não seria a primeira vez que a situação acontece.

Ao verificarem essa informação no local indicado, a guarnição encontrou as crianças sozinhas e trancadas na residência. A mãe teria ido para uma festa. Os agentes de segurança esperaram ela chegar em casa, a prenderam e depois a encaminharam à delegacia. Os pequenos estão sob responsabilidade de um familiar.

A mãe foi notificada para comparecer ao Conselho Tutelar. Um Termo de Ajuste de Conduta será aplicado, na intenção de que o fato não ocorra novamente.

O que diz o Conselho
Em casos como este, o Conselho Tutelar é acionado para que uma Medida de Proteção (MP) seja adotada. A coordenadora da instituição em Sinop, Eloiza de Souza Lima, explica que é feita a verificação de onde as crianças podem ficar, antes de tomar atitudes mais drásticas. “Antes de pensar em institucionalizar uma criança, que é a medida mais severa levar pra um abrigo, nós procuramos os familiares”.

Além dessas medidas mencionadas por Eloiza, ela assegura que os envolvidos, nestes casos, são encaminhados para atendimentos psico-sociais oferecidos pelo Poder Público. “Desse modo garantimos que as crianças fiquem em segurança até que a mãe responda ilegalmente pelo crime e ainda aplicam-se as medidas de proteção garantindo que essa família vai se reestruturar para que isso não ocorra novamente”, reafirma.

Veja essa e outras notícias que foram destaques no Jornal da 93 desta segunda-feira: