Venda Mais Agora: Líder ou chefe: Qual o perfil da sua liderança?

Entenda as Diferenças Entre o Líder e o Chefe

Saber liderar é uma verdadeira arte, e requer conhecimentos específicos para que sua liderança seja bem-sucedida e alcance bons resultados.

Basicamente, podemos dizer que há dois perfis de profissionais que lideram as empresas, o perfil líder e o chefe.

E você sabe quais são as diferenças entre eles?

O líder não tem subordinados, ele tem uma equipe. Ótimo em ouvir e para liderar sua equipe, este perfil de profissional cativa o seu time e sabe como aproveitar o talento de cada membro que o compõe. Sua liderança é natural e inspiradora, fazendo com que todo o time trabalhe motivado em prol dos objetivos da empresa.

Já o chefe é aquele cujo a liderança é baseada no autoritarismo, ele impõe o que quer, literalmente comandado aqueles que integram a sua equipe. Seu perfil autoritário tende a afastar as pessoas ao seu redor, gerando medo e temor.

Liderança: Líder ou chefe

No passado, a personalidade forte e autoritarismo dos chefes faziam parte do cotidiano das empresas.

Este perfil de profissional ignorava o fator humano e somente se atentava para os resultados, passando por cima de valores morais e éticos na busca por seus objetivos.

Nos dias de hoje, o perfil chefe está em declínio irreversível, tendo cada vez menos aceitação dentro das empresas.

O chefe e seu autoritarismo acaba desestabilizando toda a equipe, tornando o dia a dia no trabalho uma tarefa demasiadamente difícil.

Os profissionais com este perfil estão cada vez mais sendo alvos de processos por conta do assédio no trabalho, o que gera sérias consequências psicológicas para as vítimas.

Em contrapartida, o líder vem conquistando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, por conta de seu perfil sensato e voltado para as relações humanas.

Além de se preocupar com os objetivos da empresa, o líder sempre leva em consideração o fator humano, valorizando a opinião de toda a sua equipe.

O líder atraí as pessoas para perto, fazendo com que o dia a dia no trabalho seja encarado de leve e profissional.

A sua liderança é muito intuitiva e natural, ele sabe da importância de cada membro da sua equipe, sempre valorizando o que cada um tem de melhor.

Junto com o seu time, ele trabalha para que os objetivos da empresa sejam alcançados da melhor forma possível.

O líder não precisa impor sua presença, nem usar o autoritarismo para conseguir seus objetivos, o que consagra a sua liderança são suas competências profissionais.

Outra grande característica do líder é sua habilidade motivacional. Instintivamente, ele motiva a sua equipe a estar em constante processo de evolução, alcançando resultados cada vez melhores.

Ele sabe que uma equipe motivada alcança resultados relativamente melhores, por isso, se empenha em manter os membros do seu time sempre dispostos e motivados na busca pelos objetivos da empresa.

O líder não só mostra para a sua equipe qual o melhor caminho a ser seguido, como também caminha junto com ela.

Diferente do chefe, que gera temor àqueles que estão a sua volta, o líder desperta o respeito de sua equipe.

O líder está sempre aberto a considerar opiniões diferentes das suas, pois sabe valorizar o ponto de vista daqueles que compõem a sua equipe.

Assim, podemos concluir que o perfil de liderança vem acompanhando as mudanças no mercado de trabalho, fazendo com que o perfil chefe saia totalmente do contexto das organizações.

Pois é preciso valorizar o fator humano na hora de compor um time de sucesso. O respeito conquistado pelo líder, em geral, produz resultados melhores que o sentimento de temor gerado pelo chefe, que acaba desgastando toda a equipe e comprometendo seu desempenho no trabalho.

chefeequipelíderliderança
Comentários (0)
Fazer Comentário