Ao longo de 2018, foram implantados diversos processos no Hospital Regional de Sinop (HRSINOP) que impactaram diretamente na melhoria da qualidade no atendimento à população, e apesar das adversidades enfrentadas no período, resultados positivos foram alcançados.
Já nos primeiros meses, a nova gestão do HRSINOP, organizou o setor de nutrição e dietética e fez a adequação do refeitório, oferecendo uma nova área de preparação e estoque de acordo com a legislação vigente, com abastecimento de gêneros alimentícios e material de limpeza, adequação do cardápio e implantação de café da manhã, almoço, jantar e ceia aos colaboradores.
Hoje no HRSINOP, os pacientes recebem seis refeições diárias diferentes, e essa alimentação passou a ser preparada de acordo com as especificações médicas e patologias de cada um. Outro diferencial na gestão é a disponibilidade da nutrição clínica, um dos serviços de assistência nutricional oferecidos no Hospital e que apresenta vários benefícios, como a redução de infecções, complicações, tempo de cicatrização e internação.
Bons resultados também foram alcançados através da implantação da nutrição e farmácia clínica, serviços inéditos na unidade que possibilitaram aos pacientes a assistência de profissionais trabalhando exclusivamente para acompanhar todo processo de nutrição e medicação de cada um dos pacientes, de forma a garantir sua utilização correta e adequada.
A autônoma Luzinete da Silva, de 32 anos, está internada na clínica cirúrgica e diz que a comida não parece de Hospital, e que a atenção de todos é o maior conforto para quem busca saúde no HRSINOP. “Se não fosse o carinho e a dedicação das pessoas que aqui trabalham eu não teria suportado. Houveram dias em que eu estava triste e me fizeram sorrir, e dias em que eu quis comer algo diferente e fui atendida”, conta.
“A alimentação do Hospital é uma coisa que eu nunca tive na vida e nunca vi nos Hospitais que já fui, são seis refeições por dia que eu tenho aqui e depois que eu sair, vou tentar manter minha alimentação certinha para o meu coração ficar 100% logo”, conta aos risos, o paciente cardíaco José Firmino da Silva, de 57 anos.
A equipe da cozinha também recebeu treinamentos do cozinheiro-chefe da empresa de nutrição e teve a supervisão de nutricionistas durante o preparo das refeições, para que mantivessem o aporte calórico necessário a cada paciente.
Administrativo informatizado e eficiente
O setor administrativo foi informatizado e está mais eficiente no Hospital Regional de Sinop. A implantação do Sistema Wareline otimizou processos administrativos com os módulos de patrimônio, farmácia, financeiro, tecnologia da informação, compras e estoque, além da implantação do prontuário eletrônico, utilizado pela primeira vez na gestão do HRSINOP, sinônimo de controle e eficiência.
“Os processos de aquisição e contratação seguem agora rigoroso critérios para execução, mediante o estabelecido no regulamento de Compras, Contratação de Obras e Serviços, o mesmo ocorreu com as admissões de colaboradores. O RH da Unidade, em conjunto com o setor de Educação Continuada, promoveu treinamentos específicos acerca da rotina hospitalar, garantindo mais informação, crescimento profissional e segurança ao colaborador” explica a colaboradora Gabriela Vieira de Almeida, que atua na secretaria administrativa.
E para aumentar a segurança do trabalhador, foram desenvolvidos sistemas organizacionais internos e contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional.
Atendimento humanizado
Um dos projetos que tiveram destaque na administração foi a Comissão de Humanização do HR, responsável por organizar atividades bem como acompanhar todos os processos de assistência do paciente durante todo processo de internação até o momento da alta. A humanização do atendimento é reconhecida pelos pacientes.
A adolescente T. M. F, de 17 anos, foi trazida pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital em trabalho de parto e deu à luz a pequena Alice no Box de Emergência do Hospital. Ela conta que desde o momento que chegou à unidade, se sentiu segura pela forma como foi recebida. “Só tenho um sentimento o de gratidão, são pessoas extremamente preparadas e pacientes com a gente”.
Campanhas ‘Setembro Amarelo’, ‘Outubro Rosa’, ‘Novembro Azul’ e demais datas importantes do calendário de saúde também foram realizadas com o objetivo de aumentar a interação e disseminar informação a toda comunidade hospitalar.
Infraestrutura
Durante toda a nova gestão, o setor de manutenção predial e engenharia clínica foram os responsáveis por analisar indicadores e planejar as melhorias de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados. Entre as ações estão as readequações do refeitório, diagnóstico de infraestrutura, levantamento e manutenção corretiva e preventiva de equipamentos médico-hospitalares e regulação de ar comprimido. A engenharia clínica também foi responsável pela calibração e manutenção de equipamentos de suporte à vida.
Ao todo foram 3.783 intervenções realizadas no período de dezembro/2017 a dezembro/2018, sendo elas: corretivas, preventivas, reformas, abastecimento, desativações, instalações e transferências, além de tratamento de água limpeza e desinfecção dos reservatórios de água, gases medicinais e estrutura elétrica.
Reforma
O Instituto Gerir assumiu o projeto do Hospital Regional de Sinop com desafio de gerenciar o Hospital e revitalizar o setor de emergência da unidade. Por se tratar de um prédio antigo, que foi crescendo de maneira irregular, sem plantas, a tarefa foi muito mais complexa, até porque o Hospital manteve seu funcionamento normal durante o processo.
A emergência conta agora com salas vermelha, amarela e leitos de observação, contemplando isolamentos, áreas comuns, área para endoscopia, auditório, ampla recepção, que de 25 lugares passou para 70, área completa para serviço de ortopedia devidamente climatizados e seguindo todas as normas e protocolos de atendimento, que proporcionarão um atendimento de qualidade aos pacientes que ali serão assistidos.
Houve também a revitalização externa de toda área, manutenção de grupos geradores e regularização do recorrente problema de rede de esgotos da unidade, com implantação de uma Estação de Tratamento que libera rejeitos tratados livres de contaminação.
Demais serviços essenciais para o pleno funcionamento da unidade também foram efetivados, como serviços de coleta de resíduos, implantação de segurança patrimonial, reabastecimento de medicamentos e manutenção da infraestrutura do Hospital.
“Posso dizer que entre altos e baixos, conseguimos tocar o coração das pessoas justamente pelo fato de termos conseguido ir muito além do que a condição permitia e conquistar resultados positivos em meio às dificuldades. A equipe multidisciplinar desse hospital também fez a diferença na consolidação de todos os resultados”, destaca Silvério Cardoso Neto, gestor da administração pelo Instituto Gerir.
O administrador destaca ainda que todas as decisões tomadas foram pautadas no contrato de gestão firmado com o Governo do Estado e que se encerra hoje, dia 31 de janeiro e completa que, “mesmo com dificuldades financeiras, que acarretaram atrasos salariais e outros problemas, conseguimos manter o Hospital funcionando, atendendo os pacientes com qualidade e obter resultados positivos e implantar processos e serviços que antes não existiam. O balanço com certeza é positivo”, finaliza. (Com assessoria)