Grupo chinês deve investir 10 Bilhões de dólares em Sinop

Serão investidos cerca de 10 bilhões de dólares no município.

Mais um grupo de investidores irá se estruturar em Sinop, sendo representante da maior estatal chinesa, o Grupo Instiel. O grupo trabalhará no desenvolvimento tecnológico voltado ao campo, à agricultura e agropecuária. Serão investidos cerca de 10 bilhões de dólares no município, neste próximo ano de 2020.

Além do desenvolvimento no agro, a empresa busca trazer um banco internacional, para facilitar o crédito aos produtores rurais, uma fábrica de tratores e futuramente algo voltado à área da saúde, pois o grupo é proprietário de uma das maiores fábricas de produtos médicos cirúrgicos.

Com a instalação do escritório, a geração inicial de emprego deve gerar cerca de 50 empregos, e com a segunda parte poderá chegar a 400 empregos. Se for confirmado à estruturação de outras trades, o número de empregos deve ser de aproximadamente duas mil vagas.

De acordo com Cléverson Santos, vice-diretor da empresa, além do desenvolvimento tecnológico o grupo trabalha para estruturar possíveis fornecedores para o mercado chinês.

“A gente trabalha não só com a parte de desenvolvimento, a gente trabalha com a parte de estruturação de empresas para atender o mercado chinês, ou seja, em vez da gente ta sugando o produtor, a gente vai ensinar ele vender direto, vai dar apoio. Ele não vai mais precisar do atravessador pra mandar, vai ser vendido direto para os chineses”, e para finalizar

Cléverson disse que “o produtor vai poder comprar via (inaudível) de soja, milho, trigo ou o produto que ele tiver, comprar pelo preço da china sem inflacionar preço.”

Uma das ideias do grupo é dobrar a produção de grãos dos produtores da região. Para a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL), o objetivo é tornar a cidade em uma capital tecnológica do agro.

“O nosso projeto é transformar Sinop na capital tecnológica do agronegócio, e com a vinda desse grupo reforça essa possibilidade e são possibilidades reais disso acontecer diante de todo o projeto que ele tem, de todas as industrias que eles representam, isso sinaliza que nós estamos em uma gestão determinada e planejada para o desenvolvimento econômico”.

Um prazo estimado em seis meses para a instalação da empresa e concretização do projeto do grupo, mas as movimentações já começam a acontecer em janeiro de 2020. A operação do grupo iria se concentrar no estado do Paraná, mas com os índices de desenvolvimento do município,Sinop foi escolhida.

AgrobilhõesdólaresGrupoInstielINVESTIMENTOsinoptecnologia